ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA

Autores

  • Vicente Passaglia Pereira Cantanhede Universidade Estadual de Campinas
  • Maryelle Florêncio Mariano

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97342

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Geografia, Material Didático

Resumo

O presente trabalho traz uma proposta de atividade voltada para alunos com deficiência visual e baixa visão. Para isso foram utilizados recursos da cartografia tátil, a luz da teoria do profissional reflexivo de Schon (1983) foi confeccionado um modelo tátil de uma bacia hidrográfica, que pode ser utilizado em sala de aula. Espera-se com esse modelo explorar os potenciais de um modelo tátil e subsidiar aos professores exemplos de atividades que podem ser utilizados e adotados em suas práticas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Universidade Estadual de Campinas

Professor de Geografia. Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Polo Universitário Campos dos Goytacazes (UFF - PUCG). Como experiência, tenho o Estágio Supervisionado no Colégio Estadual João Pessoa, Campos - RJ, bolsista voluntário do Grupo de Estudos de Geografia Histórica (GEGH) coordenado pelo Professor Marcelo Werner, monitor das disciplinas de Sistemas Naturais do Território Brasileiro e de Geomorfologia Geral da (UFF- PUCG), bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ orientado pelo professor Raul Reis Amorim e bolsista de Iniciação à docência PIBID - CNPq orientado pela Regina Célia Frigério. Atualmente sou mestrando do programa de pós-graduado em Geografia da UNICAMP.  Atuo na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Geografia Física, Educação Especial aplicada ao ensino de Geografia e análise de livros didáticos.

Downloads

Publicado

19-11-2019

Como Citar

CANTANHEDE, V. P. P.; MARIANO, M. F. ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM ALUNOS CEGOS E BAIXA VISÃO: UM MODELO TÁTIL DE UMA BACIA HIDROGRÁFICA. Para Onde!?, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 73–80, 2019. DOI: 10.22456/1982-0003.97342. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97342. Acesso em: 25 jun. 2025.