O POTENCIAL DO USO DO DESENHO E DO CONCEITO DE PAISAGEM PARA O ENSINO DE COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS COM CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.97538

Palavras-chave:

Desenho. Paisagem. Crianças Escolares. Anos Iniciais.Componentes Físico-Naturais.

Resumo

Este trabalho tem suas origens em uma pesquisa doutoral, em andamento, situada no campo do Ensino de Geografia e busca contribuir com algumas reflexões acerca do ensino desse componente curricular nos Anos Iniciais de escolarização, a partir de um olhar que se volta para os sujeitos alvo do processo de ensino. O desenho infantil, compreendido como uma linguagem muito presente na infância soma-se a um caro conceito da Geografia: a paisagem, como possibilidade para encaminhar o ensino de temas da Geografia com crianças escolares. Aqui, realizamos apontamentos que versam sobre componentes físico-naturais, mas que podem ser ampliados para outros temas tratados pela Geografia. Para tanto, buscamos estabelecer diálogos entre os campos da Infância, da Geografia da Infância e do Ensino de Geografia. Aportados, sobretudo, nos referenciais teóricos dos seguintes autores: Vigotski (2009), Cavalcanti (2013, 2012), Callai (2013, 2014), Morais (2011,2013), Marques (2006), Miranda (2005) e Lopes (2008, 2009, 2017). O trabalho se ancora nos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo participante e apresenta o uso de desenhos infantis como valiosa estratégia metodológica de pesquisa e de ensino. Se por um lado, é essencial que os conhecimentos historicamente sistematizados, como os da ciência geográfica, sejam apropriados pelos sujeitos histórico-culturais em seu processo de humanização, por outro, torna-se imprescindível considerar nesse processo as especificidades dos sujeitos. Nessa linha, consideramos que a articulação entre o desenho e o conceito de paisagem apontam indícios de contribuição a construção de conhecimentos relacionados ao ensino e a aprendizagem de componentes físico-naturais como relevo e vegetação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis (2015), Doutorado em Geografia (em andamento) pela Universidade Federal de Goiás.  Tem experiência nas áreas de Geografia e Educação, com ênfase em Geografia da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, espaços vivenciais, mídia e escola.

Adriana Olívia Alves, Universidade Federal de Goiás

Possui licenciatura (2000), bacharelado (2001), mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Fez estágio sanduíche na Université de Toulouse - Le Mirail (França) entre os meses de setembro de 2008 e fevereiro de 2009. Atuamente é professora adjunta no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2019-11-19