Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Intexto?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Intexto recebe contribuições de professores e pesquisadores doutores em Comunicação e áreas afins. Submissões de artigos de doutorandos, mestres e mestrandos serão avaliadas desde que em coautoria com um doutor. Doutorandos podem submeter resenhas e entrevistas.

Requisitos para submissão:

1. O texto deve ser inédito no Brasil e não estar sendo avaliado para publicação em outro periódico;

2. Todo material submetido à análise deverá seguir o  TEMPLATE DE SUBMISSÃO, onde constam instruções detalhadas sobre dados a serem enviados, seu formato, bem como normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que devem ser utilizadas;

3. A Revista aceita textos escritos em Português, Inglês, Espanhol, Francês ou Italiano (título, resumo e palavras-chave deverão ser informados na língua original, em português e em inglês);

4. Os artigos e ensaios devem apresentar uma extensão de 25 a 50 mil caracteres com espaço, incluindo resumos e referências bibliográficas. As resenhas devem ter de 3.500 a 5 mil caracteres com espaço e as entrevistas devem ter entre 10 e 25 mil caracteres com espaços;

5. Os artigos devem ter seu conteúdo estruturado nas seções de introdução (com definição clara dos objetivos do texto), metodologia, análise/relato dos resultados e conclusões/considerações finais;

6. O título, os resumos e as palavras-chave devem ser claros e objetivos e designar o que o texto, de fato, produziu, evitando termos metafóricos, abstratos e subjetivos;

7. As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas mediante cadastro de usuário/autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, informar por extenso os dados solicitados, evitando o uso de siglas. Guardar login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial. O sistema da revista diferencia letras maiúsculas e minúsculas em ambos os campos. Por isso, ao acessar o sistema, é necessário digitar os caracteres alfanuméricos observando esta característica;

8. Ao encaminhar o artigo pelo sistema da revista, o autor que fará a submissão deverá estar cadastrado e logado. Os seguintes dados/arquivos serão solicitados ao longo do processo de submissão: nome(s) completo(s) do(s) autor(es) e respectiva filiação institucional, e-mail e resumo de biografia (sugere-se texto de apresentação do Currículo Lattes); título, resumo e palavras-chave da submissão na língua original, em português e em inglês; arquivo digital com o texto e imagens inseridas; documentos suplementares (imagens ou áudio);

9. As imagens digitais – fotos, gráficos e tabelas –, além de estarem inseridas no texto (.doc ou .rtf) deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato TIF ou JPG com resolução entre 200 e 300 dpi. Arquivos de áudio ou imagens em movimento também devem ser encaminhados como documentos suplementares. As legendas ou títulos devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto conforme instruções contidas no modelo de submissão;

10. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens.

Intexto é uma revista em acesso aberto que não pratica Article Processing Charge / Article Submission Charge.

 

Observações aos autores sobre o andamento do processo editorial 

Todo texto encaminhado para a revista passa por quatro estágios determinados pela estrutura do próprio Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER – adotado pela Intexto.

Aguardando designação:  ao serem submetidos, os artigos ficam nesse estágio. A partir de uma primeira avaliação da comissão editorial relativa à política editorial da revista – disponível no menu principal [sobre] – o texto passa para o processo de avaliação.

Em fila para avaliação: nesta etapa, os textos submetidos passam pela retirada dos dados de identificação dos autores e são encaminhados aos pareceristas. Os textos permanecem nesse estágio até o aceite final (ou recusa). Portanto, em caso de solicitação de reformulação e encaminhamento para nova avaliação bem como correções obrigatórias, o artigo mantém esse status.

Em edição: etapa em que o texto está aprovado em versão final e vai para revisão de texto e posteriormente layout para publicação.

Os detalhes do texto são acessíveis também em três modos principais que permitem a troca de informações/arquivos entre autor e comissão editorial ao longo do processo:

Resumo:  onde estão acessíveis os dados sobre o artigo (metadados) encaminhados no processo de submissão, bem como o arquivo original.

Avaliação: é possível verificar o arquivo que foi para os avaliadores, as decisões editoriais, e verificar o registro dos e-mails trocados entre comissão editorial e autor. Arquivos que receberam indicação de reformulação pelos pareceristas são reencaminhados nessa seção.

Edição: acompanhamento da revisão de texto e layout das contribuições aprovadas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O texto submetido é inédito e caso uma versão preliminar tenha sido publicada como trabalho de evento (única condição aceita), esta informação será inserida como nota ou como citação (autocitação ao próprio trabalho) dentro do texto, na fase de edição, quando e se o manuscrito for aceito para publicação.

     

  2. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista.

  3. O texto está formato e inserido no template da revista, disponibilizado na seção de diretrizes para autores.
  4. Todas as obras e imagens mencionadas no texto estão  formalmente citadas e referenciadas, de forma completa, dentro do texto e no final do artigo, de acordo com as norma ABNT NBR-6023/2018 (referências) e ABNT NBR 10520 (Citações). 

  5. Os metadados inseridos pelo autor, incluindo dados dos coautores, estão corretos e fidedignos. 
 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.

 

A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 3.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.