A CONSTRUÇÃO DE UM CENTRO REGIONAL INTERPROFISSIONAL ESPECIALIZADO PÓS-COVID
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
O Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (CRIE), é um serviço oferecido pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) JUNTO com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) que atende usuários com “condição pós-Covid”. A criação do CRIE ocorreu, inicialmente, por professores e técnicos da Policlínica Universitária (PU) da FURB que recebiam usuários após a fase aguda da COVID19, e apontavam a necessidade da interdisciplinaridade para a reabilitação. Sob a ótica da integração ensino-serviço-comunidade, da indissociabilidade da gestão e atenção, da integralidade do cuidado e da participação, realizou-se duas oficinas para construção da proposta metodológica e operacional do CRIE com a presença de técnicos da PU, professores dos cursos de graduação e pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e representantes da Secretaria de Promoção em Saúde de Blumenau. O referencial teórico das competências de Barr foi utilizado para identificação de competências comuns, colaborativas e específicas, dando corpo e sentido às propostas com objetivo comum de inovar no atendimento especializado. Pesquisa e extensão, aplicadas às demandas do usuário desse serviço também representam uma inovação, somente possível em um serviço-escola. Apesar do “desconforto inicial”, percebeu-se que, através do fazer coletivo e do diálogo horizontal, as propostas de trabalho foram se integrando. Assim o CRIE foi criado: com participação, integração entre ensino e serviço, reafirmando o papel da Universidade com a comunidade, com a formação e com a inovação.
Palavras-chave: COVID-19. Reabilitação. Práticas Interdisciplinares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).