CURSO DE INTRODUÇÃO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) PARA A QUALIFICAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS

EXPERIÊNCIA DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v8i1.138705

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Continuada, Desenvolvimento de Pessoal

Resumo

Introdução: Na formação dos diferentes núcleos profissionais da saúde, os aspectos teóricos e as experiências práticas de trabalho integrado na Atenção Primária à Saúde (APS) nem sempre estão presentes nos currículos da graduação, ou são oferecidas como atividades extracurriculares. O trabalho terceirizado, com vínculos frágeis, aumenta a possibilidade da rotatividade de profissionais, interferindo no processo de trabalho e na atuação das equipes de APS junto às pessoas-famílias-comunidade. Objetivo: Descrever o processo de construção do curso para qualificar os novos profissionais da Gerência de Atenção Primária à Saúde (GAPS) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Relato da experiência: A elaboração do curso foi organizada em três momentos que incluíram o convite para a participação dos profissionais no grupo de trabalho (GT); as reuniões do GT para organização do curso e o dia da formação. O processo de construção do curso promoveu aos educandos reflexões acerca dos desafios da continuidade da educação permanente em saúde frente às necessidades imediatas da assistência, principalmente em relação à dificuldade de percepção da educação na saúde como parte fundamental do trabalho. As temáticas discutidas destacaram a terceirização dos serviços da APS no município e o conhecimento e protagonismo dos profissionais na pauta do controle social. As questões trabalhistas e a perda das características da APS surgiram como pontos críticos a serem observados. A experiência mostrou a utilização da tecnologia como positiva no apoio a processos pedagógicos em saúde. Conclusão: O curso promoveu discussões sobre temáticas pertinentes à APS. Os participantes reiteraram a necessidade de aproximação dos profissionais da APS ao controle social, pela participação dentro da jornada de trabalho, a qual foi compreendida como peça-chave para que os espaços sejam ocupados democraticamente e resolutivamente por todos os atores pertencentes.

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Biografia do Autor

Ingrid Machado Fagundes, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Graduada em Nutrição. Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre, Brasil

Rafael Cerva Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  Porto Alegre, Brasil

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

FAGUNDES, Ingrid Machado; MELO, Rafael Cerva. CURSO DE INTRODUÇÃO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) PARA A QUALIFICAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS: EXPERIÊNCIA DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e138705, 2024. DOI: 10.54909/sp.v8i1.138705. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/138705. Acesso em: 11 ago. 2025.

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