DIÁLOGOS COM OS PROFISSIONAIS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i2.117386Resumo
O engajamento dos profissionais da saúde e da educação é fundamental na implantação de ações intersetoriais, as quais objetivam na promoção da saúde, na prevenção de agravos à saúde e no empoderamento, auxiliando na formação integral dos discentes. Nesse âmbito, o artigo analisou o envolvimento e conhecimento sobre o Programa Saúde da Escola (PSE), por meio das percepções e experiências de profissionais da saúde e da educação, de um município da região metropolitana de São Paulo, entre novembro de 2016 até março de 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando entrevistas individuais com 10 profissionais da saúde e 15 educadores, selecionados pelo tempo mínimo de três anos de participação no PSE. Utilizaram-se seis questões abertas que, posteriormente, tiveram suas informações transcritas e examinadas pela análise hermenêutico-dialética. Como resultado, criaram-se três categorias: conhecimento sobre o objeto; o processo de construção das relações intersetoriais na busca pela integralidade e o distanciamento da aproximação com a comunidade. Na primeira, os trabalhadores que atuaram próximos ao coordenador do PSE eram os que conheciam melhor as acepções teórico-práticas do programa. Na segunda, identificou-se o desafio para que o trabalho intersetorial não seja configurado apenas como divisão de tarefas. Na última, a relação com a comunidade ainda era discreta e pautada na obtenção de vantagens. Em suma, existem compreensões distintas sobre o PSE e incertezas sobre reconhecimento e recompensação pelo trabalho executado. Para auxiliar o programa, foi proposto um encarte para ajudar na elaboração de estratégias que consolidem as ações intersetoriais e o engajamento dos profissionais.
Palavras-chave: Serviços de Saúde Escolar. Colaboração Intersetorial. Pesquisa Qualitativa. Planejamento Participativo. Educação em Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).