USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DESAFIOS E POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109153Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Educação em SaúdeResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito
Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas
com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta
pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro
concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas
práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas
dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).