USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Autores

  • Cristiane Perondi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura Municipal de Maravilha https://orcid.org/0000-0001-9251-9309
  • Carmen Lucia Bezerra Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109153

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Educação Alimentar e Nutricional, Educação em Saúde

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma importante ferramenta para a concretização do Direito
Humano à Alimentação Adequada (DHAA). No desenvolvimento dessas práticas, observa-se um predomínio de enfoques educacionais prescritivos, os quais passam a ser questionados, e novas orientações pedagógicas emergem como mais favoráveis, como é o caso da pedagogia dialógica de Paulo Freire. Este artigo busca analisar, apoiado na pedagogia freireana, o uso de metodologias dialógicas nas atividades de EAN realizadas
com grupos na Atenção Primária à Saúde no Oeste do estado de Santa Catarina, Brasil. Participaram desta
pesquisa 15 nutricionistas, as quais responderam a um questionário online e, posteriormente, quatro
concederam entrevistas. A partir da análise dos dados, foram problematizadas as metodologias utilizadas nas
práticas de EAN com grupos e desenvolvido um quadro com proposições para o desenvolvimento de práticas
dialógicas. O diálogo no desenvolvimento das práticas de EAN junto aos usuários do Sistema Único de Saúde aparece de diversas formas: rodas de conversas, oficinas de culinária e grupos de WhatsApp. Apesar do uso de metodologias no sentido de melhorar a comunicação com os usuários e profissionais, o enfoque educacional predominante nas práticas dos grupos analisados foi o modelo tradicional. Conclui-se que a EAN ainda têm um longo caminho a percorrer na direção da promoção de práticas dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Perondi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura Municipal de Maravilha

Nutricionista na Atenção Primária à Saúde na Prefeitura Municipal de Maravilha, Santa Catarina. Mestre em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Brasil

Carmen Lucia Bezerra Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Titular de Sociologia da Educação no Curso de Pedagogia - Faculdade de Educação / UFRGS, e Práticas de educativas na Saúde - Mestrado Profissional - PPGNSAU/FAMED/UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

PERONDI, C.; MACHADO, C. L. B. USO DE METODOLOGIAS DIALÓGICAS EM GRUPOS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 92–116, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i1.109153. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109153. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)