Recusa e Adesão: resistência entre estudos da cognição e a educação teatral

Auteurs

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei / Professor Adjunto

Mots-clés :

Resistência, Educação Teatral, Michel Foucault, OCDE, Estudos da Cognição

Résumé

Este artigo tece reflexões sobre algumas orientações de políticas públicas de educação, direcionadas para o mercado de trabalho e exemplificadas por recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em sua influência sobre a educação artística e, mais precisamente, teatral. Aborda problemas existentes nesse campo de atividade no Brasil e na França, com destaque para causas conceituais. Em uma possível contribuição para os debates sobre o utilitarismo na educação teatral, vale-se do conceito de resistência, presente nas obras de Michel Foucault, como mediador na utilização de estudos da cognição na análise do planejamento, condução e avaliação de aulas de teatro em escolas do ensino básico.

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Biographie de l'auteur

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei / Professor Adjunto

André MagelaProfessor Adjunto na Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ no Curso de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes CênicasEducação Teatral

Publiée

2021-01-26

Comment citer

Magela, A. L. L. (2021). Recusa e Adesão: resistência entre estudos da cognição e a educação teatral. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 11(1), 01–29. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102372

Numéro

Rubrique

Questions contemporaines II