Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor

Autores

Palavras-chave:

Genética Teatral, Processo Criativo, Training, O Bando

Resumo

Embora os estudos de genética teatral já tenham comprovado o seu valor no estrangeiro e tenham aberto novos caminhos para a colaboração entre investigadores e artistas, estudos com esse impacto são praticamente inexistentes em Portugal. Este ensaio é resultado de uma colaboração com o Teatro O Bando, com o objectivo de aprofundar a análise de seu processo criativo. Aqui, está em foco o trabalho em torno da criação de O Inferno, dirigido por João Brites. Trata-se de identificar as diferentes etapas do processo no nível da direcção dos actores e das fases do training que resultam de um método instaurado pelo encenador há vários anos e que ele denomina a consciência do ator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clara Santos, Universidade do Algarve

Ana Clara Santos é Doutora em Literatura Francesa pela Universidade de Sorbonne Nouvelle Paris 3 e é professora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. É investigadora no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, onde desenvolve projectos sobre a recepção da dramaturgia francesa em Portugal e a história do espectáculo português no século XIX. Integra a equipa do projecto europeu ARGOS (2018-2021) no campo da genética teatral. Publicou artigos e livros sobre a literatura e o teatro franceses e sobre a tradução, entre outros.

Maria João Brilhante, Universidade de Lisboa

Maria João Brilhante é Doutora em Literatura Francesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é professora desde 1979. É investigadora no Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, que dirigiu. Foi responsável por projectos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integra a equipa do projecto europeu ARGOS (2018-2021) no campo da genética teatral. Publicou ensaios e livros sobre literatura, tradução para teatro, iconografia do teatro e do espectáculo.

Publicado

2020-09-12

Como Citar

Santos, A. C., & Brilhante, M. J. (2020). Identificação do Training no Processo de Criação de O Inferno de O Bando: a consciência do actor. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(4), 01–15. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/105924

Edição

Seção

Processos de Criação