Performance, Charivari e Política

Auteurs

  • Maria Beatriz Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil) UnB

Mots-clés :

Performance, Aisthesis, Charivari, Manifestação, Política

Résumé

Este texto trata de performance, charivari, isto é, manifestação política de rua com sua desorganização necessária, e política.
Para tanto, conversa com Amselek, Lacan, Derrida, Agamben e Rancière, discutindo o início: aisthesis, tohu-bohu ou linguagem? Real ou realidade? A performance não é ficção nem representação. Ela não apresenta, ela presenta, presentifica, torna presente algo que antes não estava posto. A arte pode ser ficção. A performance à qual nos referimos não é
ficção: ela joga na cara o real irredutível a representações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Beatriz Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil), UnB

Graduação em Educação artística pela PUC-RJ, mestrado em Estética - Universite de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1983), doutorado em Arte e Ciências da Arte- Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1989), pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Atualmente é professora associado 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando em arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporânea, arte e performance, composição urbana. Coordenadora do Corpos Informáticos desde 1992. Pesquisadora 1C do CNPq (2008-2011 e 2011-2015). Coordenadora Adjunta para a área de Artes na CAPES (2005-2010). Presidente da ANPAP (2003-2005). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004; 2011-2013).Graduação em Educação artística pela PUC-RJ, mestrado em Estética - Universite de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1983), doutorado em Arte e Ciências da Arte- Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1989), pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Atualmente é professora associado 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando em arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporânea, arte e performance, composição urbana. Coordenadora do Corpos Informáticos desde 1992. Pesquisadora 1C do CNPq (2008-2011 e 2011-2015). Coordenadora Adjunta para a área de Artes na CAPES (2005-2010). Presidente da ANPAP (2003-2005). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004; 2011-2013).

Publiée

2022-10-16

Comment citer

Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil), M. B. (2022). Performance, Charivari e Política. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 4(1), 47–59. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/41695

Numéro

Rubrique

Poétiques et Politiques de la Performance

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.