O que eu significo diante disso: ação artística com espectadores teatrais.
Keywords:
Teatro, público, espectadores, ação artística, efeito estético.Abstract
O autor aborda, no presente texto, processos de criação artística realizados com espectadores tendo como base uma proposição teatral. Logo após o espetáculo, o público é convidado a se debruçar sobre a cena assistida para, a partir da concepção desenvolvida pelos artistas no processo de criação, elaborar uma leitura poética, efetivada como uma outra cena, surgida das entranhas dos processos de recepção, tendo em vista o impacto ocasionado pela obra nos espectadores.
Downloads
References
ALVES, Rubem. Interpretar é compreender. Folha de São Paulo, São Paulo, abr., Sinapse, p. 06, 2004.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993.
BENJAMIN, Walter Benjamin. Passagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.
COELHO, Teixeira. O Que é Ação Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1989.
DELEUZE, Deleuze. Proust e os Signos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Estético. São Paulo, Editora 34, 2006.
GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro, Contraponto, PUC-RJ, 2010.
LARROSA, Jorge Larrosa. La Experiencia de Lectura: estudios sobre literatura y formación (edição eletrônica). Barcelona, Fondo de Cultura Económica, 2011.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa, Gradiva, 1989.
PROUST, Marcel. No Caminho de Swann. São Paulo, Folha de São Paulo, 2003.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Alteridade em Cena. In: Sala Preta – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (salapreta.com.br). São Paulo, USP, n°12, Vol. 1, 2012.
SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. São Paulo, Revista Sala Preta, V. 17, n.1, pp. 331 – 343, 2017.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo, Cosacnaify, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Readers are free to transfer, print out and use the articles published in the Journal, as long as there is always explicit mention to the author(s) and to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and as long as there is no alteration of the original work. Any other use of the texts needs to be approved by the author(s) and by the Journal. By submitting an article to the Revista Brasileira de Estudos da Presença and having it approved, the authors agree to assign, without compensation, the following rights to the Journal: the rights of first publication and the rights to redistribute the article and its metadata to the indexing and reference services that the editors deem appropriate.
This journal use a Licença de Atribuição Creative Commons.