O que eu significo diante disso: ação artística com espectadores teatrais.
Palavras-chave:
Teatro, público, espectadores, ação artística, efeito estético.Resumo
O autor aborda, no presente texto, processos de criação artística realizados com espectadores tendo como base uma proposição teatral. Logo após o espetáculo, o público é convidado a se debruçar sobre a cena assistida para, a partir da concepção desenvolvida pelos artistas no processo de criação, elaborar uma leitura poética, efetivada como uma outra cena, surgida das entranhas dos processos de recepção, tendo em vista o impacto ocasionado pela obra nos espectadores.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. Interpretar é compreender. Folha de São Paulo, São Paulo, abr., Sinapse, p. 06, 2004.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1993.
BENJAMIN, Walter Benjamin. Passagens. Belo Horizonte, Editora UFMG, São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BARTHES, Roland. O Prazer do Texto. São Paulo, Perspectiva, 1987.
COELHO, Teixeira. O Que é Ação Cultural. São Paulo, Brasiliense, 1989.
DELEUZE, Deleuze. Proust e os Signos. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 2. Rio de Janeiro, Ed. 34, 1995.
DESGRANGES, Flávio. A Inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo, Hucitec, 2012.
DESGRANGES, Flávio. A Pedagogia do Espectador. São Paulo, Hucitec, 2003.
DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (orgs.). O Ato do Espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo, Hucitec, 2017.
GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Estético. São Paulo, Editora 34, 2006.
GUMBRECHT, Hans-Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro, Contraponto, PUC-RJ, 2010.
LARROSA, Jorge Larrosa. La Experiencia de Lectura: estudios sobre literatura y formación (edição eletrônica). Barcelona, Fondo de Cultura Económica, 2011.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Lisboa, Gradiva, 1989.
PROUST, Marcel. No Caminho de Swann. São Paulo, Folha de São Paulo, 2003.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. Alteridade em Cena. In: Sala Preta – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (salapreta.com.br). São Paulo, USP, n°12, Vol. 1, 2012.
SIMÕES, Giuliana; DESGRANGES, Flávio. Folias Galileu: o espectador em ato performativo. São Paulo, Revista Sala Preta, V. 17, n.1, pp. 331 – 343, 2017.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. São Paulo, Cosacnaify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.