Reflexões sobre o Popular no Contexto do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos

Autores

Palavras-chave:

Cultura Popular, Teatro Popular, Mamulengo, Grupo Mamulengo de Cheiroso, Teatro do Nordeste

Resumo

Este artigo apresenta e discute a noção de cultura e de teatro populares com base na experiência do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos (Aracaju/SE), núcleo popular com específica relação com o espaço acadêmico. O estudo é resultado parcial de pesquisa de mestrado e utiliza-se, em maior escala, de revisão bibliográfica, fontes primárias e entrevistas. Por meio das discussões, tem-se uma visão crítica acerca do teatro popular, que pode se manifestar em diferentes lugares, modos e contextos; o que destoa de uma visão estereotipada, largamente homogênea, acerca desses fenômenos, decorrente de uma produção literária que aborda a história sob a ótica da cultura letrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigues Pereira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio

Mestrando em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), orientado por Beti Rabetti. Professor de Teatro no Sesc Pernambuco, atuando na Unidade de Santo Amaro (Recife-PE). Possui graduação em Teatro pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou como Professor Substituto no Departamento de Teatro (DTE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ministrando disciplinas na Licenciatura em Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do teatro, encenação, formação de atores de teatro e formação de professores de teatro.

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Pereira da Silva, P. R. (2023). Reflexões sobre o Popular no Contexto do Grupo Mamulengo de Cheiroso de Teatro de Bonecos. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129868

Edição

Seção

Culturas Populares