Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças

Autores

  • Irene Cortesão Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-3314-8047
  • Isabel Menezes Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Palavras-chave:

crianças, coros infantis, intervenção musical comunitária, Artes, Educação

Resumo

Este artigo explora a possibilidade de desenvolvimento de competências musicais, sociais e pessoais em crianças, refletindo sobre efeitos da sua participação em projetos corais comunitários. Analisam-se dois projetos, idealizados por adultos em que as crianças são sujeitos ativos de práticas artísticas, que potenciam a música como instrumento de desenvolvimento sociocultural e afetivo destas. Através de uma abordagem etnográfica, acompanhou-se estes projetos, realizaram-se grupos focais e entrevistas a participantes. Os dados recolhidos sugerem que os envolvidos reconhecem efeitos positivos nas crianças nas competências pessoais e sociais e na sua capacidade de fruição e construção do gosto musical.

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Biografia do Autor

Irene Cortesão, Escola Superior de Educação Paula Frassinetti/CIIE Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto

Irene Cortesão Costa, é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. e É licenciada em Sociologia (FLUP) e tem o Curso de Música do Conservatório do Porto. Mestre em Antropologia Aplicada ao Trabalho Comunitário e Diploma Profissional em Trabalho Comunitário pelo Goldsmiths College da Universidade de Londres  e é doutorada  em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e ciências da Educação, Universidade do Porto. Fez formação especializada na Escola d’Expressió i Psicomotricitat do Institut d’Educació de Barcelona em “Expressão-Comunicação e Linguagens na Prática Socioeducativa”. Foi coordenadora dos serviços para a infância e juventude do Deptford Community Centre, Londres e da Casa das Glicínias - Vale de Campanhã no Porto. 

Isabel Menezes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto

Isabel Menezes é licenciada e doutorada em Psicologia pela U.Porto, onde é Professora Catedrática no Departamento de Ciências da Educação. Leciona nas áreas de Metodologias de Investigação e de Intervenção Educativas, Educação para a Cidadania e Psicologia Política. Faz investigação sobre participação cívica e política de crianças, jovens e adultos, com especial interesse por grupos discriminados, e as formas como experiências de educação não-formal, incluindo no domínio artístico, podem contribuir para o empoderamento desses grupos

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Cortesão, I., & Menezes, I. (2022). Efeitos da Participação em Coros Comunitários Infantis nas Crianças. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124115

Edição

Seção

Crianças Performers