Criando um Fantasma do Sujeito: Diderot, Lacoue-Labarthe e o paradoxo do ator

Autores

Palavras-chave:

Paradoxo do ator, Performance, Mimese, Diderot, Lacoue-Labarthe

Resumo

este ensaio toma como ponto de partida a afirmativa de Diderot de que o ator é tudo e nada ao mesmo tempo para repensar a formação do eu. Ao avançar além do paradoxo de Diderot como teoria da atuação, este artigo defende uma análise desconstrutiva da prática mimética do ator proposta por Lacoue-Labarthe, a qual permite que abordemos as condições ontológicas da interação entre apropriação e desapropriação, nada e possibilidade, distintividade e maleabilidade. Este ensaio mostra que a subversão indireta da distinção entre mimese passiva e ativa subjacente ao corpo em performance problematiza a questão do sujeito como tal.

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Biografia do Autor

Niki Hadikoesoemo, Institute of Philosophy KU Leuven

Niki Hadikoesoemo é doutoranda e membro da equipe do projeto Homo Mimeticus: Theory and Criticism, financiado por ERC. Estudou na Academia de Teatro e Dança, Amsterdam University of the Arts. É Bacharel em Artes, Mestre em Artes e Mestre em Pesquisa em Filosofia pelo Institute of Philosophy da Katholieke Universiteit Leuven de Leuven

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Hadikoesoemo, N. (2020). Criando um Fantasma do Sujeito: Diderot, Lacoue-Labarthe e o paradoxo do ator. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 10(3), 01–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/102330

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