Poéticas do Corpo na Criação Artística em Marina Abramović e Elke Hering

Autores

  • Carla Carvalho Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil
  • Leomar Peruzzo Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil
  • Pedro Gottardi (Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil) Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil

Palavras-chave:

Corpo na Arte. Escultura e Performance. Elke Hering. Marina Abramović.

Resumo

O estudo parte do corpo como local reflexivo para observar criações artísticas, tendo como perspectiva inspiradora duas artistas: Marina Abramović e Elke Hering. O objetivo geral foi investigar os diálogos estabelecidos pelas obras dessas artistas e o corpo como potência estética. A observação analítica da performance de Abramović e a obra de Hering permitiram um mergulho no espaço do corpo como campo de potencialidades sensíveis e possíveis relações com saberes em arte. Ao final, congruências, semelhanças, distanciamentos do corpo em arte como temática e suporte possibilitam discussões no campo da experiência estética em arte.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil

Carla Carvalho é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora de Artes Visuais no Departamento de Artes da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação.

Leomar Peruzzo, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil

Leomar Peruzzo é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Bacharel em Teatro e Licenciado em Artes Visuais (FURB). Ator e artista visual. Bolsista CAPES. Integrante do GP Arte e Estética na Educação.

Pedro Gottardi (Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil), Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil

Pedro Gottardi é professor de Arte na Rede Municipal de Blumenau. Licenciando em Artes Visuais na Universidade Regional de Blumenau (FURB). Artista Visual e Performer. Bolsista do PIBID. Integrante do GP Arte e Estética na Educação.

Referências

ABRAMOVIĆ, Marina. Pelas paredes: memórias de Marina Abramović. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017.

BARBOSA, Eduardo Romero Lopes. O corpo representado na arte contemporânea: o simbolismo do corpo como meio de expressão artística. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS “ENTRE TERRITÓRIOS” - ANPAP, 19., 2010, Cachoeira. Anais eletrônicos...Cachoeira: Universidade Federal do Recôncavo, 2010. Disponível em: <http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/cpa/eduardo_romero_lopes_barbosa.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2017.

BIESENBACH, Klaus. Marina Abramović: the artist is presente. 2010. MoMA. Disponível em: <https://www.moma.org/calendar/exhibitions/964>. Acesso em: 26 ago. 2017.

BORTULUCCE. Vanessa Beatriz. Arte como catarse: as performances de Joseph Beuys e a ressignificação do mundo. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE – EHA, 9., 2013, Campinas. Anais eletrônicos...Campinas: UNICAMP, 2013. Disponível em:

<http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2013/Vanessa%20Beatriz%20Bortulucce.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2017.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1997.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. Tradução Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

LAUS, Harry. Viagem em torno de Elke Hering: Catálogo de exposição da artista Elke Hering. Curitiba, 9 de abril de 1985. 7 p.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução João Wanderley Geraldi. Universidade Estadual de Campinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

MANTILLA, Jesús Ruiz. Entrevista com Marina Abramović: “Eu estou farta do ambiente econômico que rodeia a arte”. El País, Madrid, 28 maio 2014. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2014/05/27/eps/1401205816_492745.html>. Acesso em: 4 nov. 2016.

MEIRA, Marly Ribeiro. Filosofia da criação: reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

MELIN, Regina. Performance nas artes visuais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MOREIRA, Roseli. O tridimensional para a arte e educação. Blumenau: Nova Letra, 2012.

PINTEREST. Marina Abramović. 2016. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/558727897497086268/?lp=true>. Acesso em: 28 ago. 2017.

PIRES, Beatriz Ferreria. O corpo como suporte na arte: piercing, implante escarificação e tatuagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2005.

SCHVARTZ, Daiana. Elke Hering: crítica, circuito e poética. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Carvalho, C., Peruzzo, L., & Gottardi (Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau/SC, Brasil), P. (2022). Poéticas do Corpo na Criação Artística em Marina Abramović e Elke Hering. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 8(4), 763–787. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/76111

Edição

Seção

Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)