Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg

Autores

  • Vera Pugliese UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Palavras-chave:

Performance e Pintura, Pathosformeln, Poéticas Contemporâneas, Carolee Schneemann, Aby Warburg

Resumo

O artigo discute a questão da pujança do gesto pictórico no processo de criação de Carolee Schneemann e de como sua utilização do corpo permitiu a ela questionar se poderia, além de uma imagem, ser também uma image maker: a um só tempo uma justaposição poética e teórica, que causa deslocamentos específicos em sua obra performática. Objetiva-se cotejar conceitos operatórios em torno da ninfa como objeto teórico, com especial atenção a seus acessórios em movimento, no sentido warburguiano, a partir do exame de percursos iconológicos e abordagens teóricas inaugurados por Aby Warburg, tendo como escopo os atravessamentos entre a pintura e as artes do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Pugliese, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Professora e pesquisadora em Teoria e Historiografia da Arte do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade de Brasília, atuando também no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Doutora e Mestre em Arte/Teoria e História da Arte (UnB), atualmente coordena Projeto de Fomento do CNPq e faz Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (bolsista FAP-DF). OrcID https://orcid.org/0000-0001-8101-4751

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Pugliese, V. (2021). Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–38. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II