Xiao Lu

afirmar sua voz por meio da prática artística

Autores

  • Laia Manonelles Moner Universitat de Barcelona

Palavras-chave:

Xiao Lu, Performance, Feminismo, Arte Experimental Chinesa, Autoria

Resumo

Na abertura da icônica exposição China/Avant-Garde (1989, Pequim), a artista Xiao Lu disparou dois tiros contra sua instalação Dialogue e entregou a arma ao artista Tang Song, que mais tarde se tornaria seu namorado. A partir daquele momento, o mundo da arte atribuiu a peça a Tang Song e Xiao Lu. Duas décadas depois, Xiao Lu disputou a autoria exclusiva da obra de arte em um livro de memórias ficcionais, Dialogue (2010). Nesse texto, ela apresentou uma historiografia de sua arte, refletindo sobre a performance e desafiando a apropriação da obra por Tang Song. Este artigo explora a reescrita de Xiao Lu a respeito da história oficial da arte e seus fundamentos patriarcais por intermédio de uma lente feminista. Abarca leituras complementares, contraditórias e contrastantes da arte de Xiao Lu e oferece uma nova abordagem tanto à dimensão terapêutica como política do relato autobiográfico da artista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laia Manonelles Moner, Universitat de Barcelona

É doutora em História da Arte pela Universidade de Barcelona. Professora Associada no Departamento de História da Arte da Universidade de Barcelona, Espanha. Membro da Interasia. Interculturalitat a l’Àsia Oriental (Universidade Autônoma de Barcelona). Também é autora do livro La construcción de la(s) historia(s) del arte contemporáneo en China: Conversaciones con comisarios, historiadores y críticos [A construção de história(s) da arte contemporânea chinesa: Conversas com curadores, historiadores e críticos], 2017).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0738-0811
E-mail: laiamanonelles@ub.edu

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Moner, L. M. (2023). Xiao Lu: afirmar sua voz por meio da prática artística. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(2), 1–27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/126872

Edição

Seção

Performance Arte e Intimidades Públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)