Performance, Charivari e Política

Autores

  • Maria Beatriz Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil) UnB

Palavras-chave:

Performance, Aisthesis, Charivari, Manifestação, Política

Resumo

Este texto trata de performance, charivari, isto é, manifestação política de rua com sua desorganização necessária, e política.
Para tanto, conversa com Amselek, Lacan, Derrida, Agamben e Rancière, discutindo o início: aisthesis, tohu-bohu ou linguagem? Real ou realidade? A performance não é ficção nem representação. Ela não apresenta, ela presenta, presentifica, torna presente algo que antes não estava posto. A arte pode ser ficção. A performance à qual nos referimos não é
ficção: ela joga na cara o real irredutível a representações.

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Biografia do Autor

Maria Beatriz Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil), UnB

Graduação em Educação artística pela PUC-RJ, mestrado em Estética - Universite de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1983), doutorado em Arte e Ciências da Arte- Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1989), pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Atualmente é professora associado 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando em arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporânea, arte e performance, composição urbana. Coordenadora do Corpos Informáticos desde 1992. Pesquisadora 1C do CNPq (2008-2011 e 2011-2015). Coordenadora Adjunta para a área de Artes na CAPES (2005-2010). Presidente da ANPAP (2003-2005). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004; 2011-2013).Graduação em Educação artística pela PUC-RJ, mestrado em Estética - Universite de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1983), doutorado em Arte e Ciências da Arte- Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) (1989), pós-doutorado em Filosofia no Collège International de Philosophie, Paris (2000). Atualmente é professora associado 2 da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando em arte contemporânea, arte e tecnologia, arte contemporânea, arte e performance, composição urbana. Coordenadora do Corpos Informáticos desde 1992. Pesquisadora 1C do CNPq (2008-2011 e 2011-2015). Coordenadora Adjunta para a área de Artes na CAPES (2005-2010). Presidente da ANPAP (2003-2005). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Arte-UnB (2003-2004; 2011-2013).

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Medeiros (Universidade de Brasília, Brasília/DF, Brasil), M. B. (2022). Performance, Charivari e Política. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 4(1), 47–59. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/41695

Edição

Seção

Poéticas e Políticas da Performance