Arqueologia da mídia: interrogando o novo na artemídia
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201739.201-214Palabras clave:
Teoria das mídias. Arqueologia das mídias. Artemídia. Mídias digitais. Tecnologia.Resumen
Um dos fatos mais relevantes das “novas” artemídias [...] é a apreciação pelo obsoleto, pelo velho e pelo analógico. [...] As artemídias que empregam as mais novas tecnologias não se equiparam com as maneiras inovadoras com que as demais escavam velhas ideias [...] como maneira de demonstrar que nossa cultura não é [...] baseada em uma única linha de progresso linear. E se a existência paralela de outra realidade ao lado do digital [...] for tão importante quanto à maneira como estas velhas tecnologias persistem nas artemídias, nas galerias, nas curadorias e na cultura popular? A arqueologia das mídias é a escavação das ideias perdidas, das histórias alternativas e das condições de existência das mídias. [...] Neste sentido, há várias maneiras de abordar a arqueologia das mídias como parte da história das artemídias.
Descargas
Citas
CONCEIVING Ada. Produced by Lynn Hersman. 1997. 1 DVD.
DANIELS, Dieter. Reverse engineering modernism with the last avant-garde. In: DANIELS, Dieter; REISINGER, Gunther (Org.). Net pioneers 1.0: contextualizing early net based art. Berlin: Sternberg Press, 2009, p. 15-62.
ERNST, Wolfgang. Digital memory and the archive. Minneapolis: University of Minnesota, 2013.
GOOGLE. DevArt. [2016]. Disponível em: <https://devart.withgoogle.com>. Acesso em: 31 out. 2016.
GRAU, Oliver. Introduction. In: GRAU, Oliver (Org.). MediaArtHistories. Cambridge, MA: The MIT Press, 2007, p.1-14.
HARRASSER, Karin. Switched-on vulnerability: designability, gender and technology with Laurie Anderson and Wendy Carlos. In: DANIELS, Dieter; SCHMIDT, Barbara U. (Org.). Artists as inventors – inventors as artists. Ostfildern: Hatje Cantz, 2008, p. 196-207.
HERTZ, Garnet. Dead media: research lab. 2009. Disponível em: <http://www.conceptlab.com/deadmedia/>. Acesso em: 31 out. 2016.
HERTZ, Garnet; PARIKKA, Jussi. Zombie media: circuit bending media archeology into an art media. Leonardo, Cambridge, v. 45, n. 5, p. 424-430, 2012.
HUHTAMO, Erkki. Art in the rear-view mirror: the media archaeological tradition in art. In: PAUL, Christine (Org.). A companion to digital art. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2015.
HUHTAMO, Erkki. From Kaleidoscomaniac to cybernerd: notes toward an archaeology of the media. Leonardo, Cambridge, 30, n. 3, p. 221-224, 1997.
HUHTAMO, Erkki. Resurrectingthe technological past: an introduction to the archaeology of media art. InterCommunication, [S.l.], n. 14, 1995. Disponível em: <http://www.ntticc.or.jp/pub/ic_mag/ic014/huhtamo/huhtamo_e.html>. Acesso em: 31 out. 2016.
HUHTAMO, Erkki. Twin-Touch-Test-Redux: media archaeological approach to art, interactivity, and tactility. In: GRAU, Oliver (Ed.) MediaArtHistories. Cambridge: The MIT, 2007. p. 71-101.
HUHTAMO, Erkki; PARIKKA, Jussi (Orgs.). Media archaeology: approaches, applications and implications. Berkeley: University of California, 2011.
KLUITENBERG, Eric (Org.). Book of imaginary media. Amsterdam: NAi Publishers, 2006.
MEDIA ART HISTORY. 2017. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2016.
OCULUS. Rift e touch. 2016. Disponível em: <http://www.oculus.com/rift>. Acesso em: 31 out. 2016
PARIKKA, Jussi. Media archaeology: questioning the new in media arts. In: ERTAN, Ekmel (Ed.). Histories of the post digital. Istambul: Aksanat, 2016. p. 133-147. Disponível em: <http://postdigital.amberplatform.org/?p=562>. Acesso em: 31 out. 2016.
PARIKKA, Jussi. What is media archaeology? Cambridge: Polity, 2012.
PLANT, Sadie. Zeroes + ones: digital women and the new technoculture. New York: Doubleday, 1997.
SENGMÜLLER, Gebhard. Four media archaeological art works. In: SOMMERER, C., MIGNONNEAU, L.; KING, D. (Org.). Interface cultures: artistic aspects of interaction. Bielefeld: Transcript Verlag, 2008, p. 273-282.
STRAUVEN, Wanda. Media archaeology: where film history, media art, and new media (can) meet. In: NOORDEGRAAF, Julia et al. (Org.). Preserving and exhibiting media art: challenges and perspectives. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2013, p. 59-79.
TOM, the Piper's son. Produced by Ken Jacobs. 1969. 1 DVD.
ZIELINSKI, Siegfried. Audiovision: cinema and television as entr’actes in history. Amsterdam: Amsterdam University, 1999.
ZIELINSKI, Siegfried. The deep time of the media: toward an archaeology of hearing and seeing by technical means. Cambridge: The MIT, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Jussi Parikka

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).