Condição de acesso à obra de arte na pós-modernidade

Autores/as

  • Sandra Portella Montardo Feevale

Palabras clave:

Interatividade. Obra de arte. Manifestações pós-modernas.

Resumen

O presente ensaio propõe que a interatividade como condição de acesso do público às manifestações artísticas pósmodernas não seja um fenômeno exclusivo da segunda metade do século XX. A idéia que se defende aqui é que a interatividade tenha se constituído como única alternativa de acesso à obra de arte desde o século XIX. Essa proposição torna-se possível na medida em que se situa as manifestações artísticas pós-modernas no âmbito da Época da Imagem do Mundo, expressão criada por Martin Heidegger para caracterizar a Idade Moderna, época em que, segundo o autor, deu-se o processo de estetização da obra de arte. Segundo esse processo, a arte passa a ser entendida como objeto, tornando-se acessível somente por meio da interação. Constata-se, assim, um distanciamento da expressão “obra de arte”, própria da Antiguidade Grega, a qual pressupunha a contemplação como única forma de apreciação.

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Biografía del autor/a

Sandra Portella Montardo, Feevale

Doutoranda do PPGCOM-PUCRS Professora do Curso de Comunicação Social/Feevale

Publicado

2008-04-20

Cómo citar

Montardo, S. P. «Condição De Acesso à Obra De Arte Na pós-Modernidade». Intexto, n.º 8, abril de 2008, pp. 1-13, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3625.

Número

Sección

Artículos