A dimensão artística na revista intelectual Pasado y Presente
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.126988Palavras-chave:
discurso, arte, intelectuais, Pasado y PresenteResumo
Na Argentina, na segunda metade do século XX, o fervor revolucionário ocupava o centro do discurso intelectual. Neste contexto, é possível detectar, em algumas das publicações da época, uma recorrência temática ligada aos procedimentos estéticos e artísticos. O presente artigo propõe-se analisar o modo como se constrói o tópico artístico no discurso intelectual da revista Pasado e Presente, uma das publicações mais ressonantes da história da Argentina. Propomo-nos caracterizar o grupo intelectual para depois indagar, numa perspectiva sociosemiótica, aqueles documentos que tratam questões ligadas à arte, sobretudo à literatura. Os resultados da pesquisa mostram um forte interesse do grupo intelectual pela arte nos primeiros números, assunto possibilitado pelo estado de discurso social dos anos 1960 e 1970, e a posterior perda dessa tematização, sobretudo no segundo momento da publicação da revista.
Downloads
Referências
ACHA, Omar. Releer Pasado y Presente: ¿por qué, desde dónde y para qué? Prismas. Revista de Historia Intelectual, v. 2, n. 18, p. 239-242, 2014.
ALTAMIRANO, Carlos. Intelectuales: notas de investigación sobre una tribu inquieta. Buenos Aires: Siglo XXI, 2013.
ANGENOT, Marc. El discurso social: los límites históricos de lo pensable y lo decible. Buenos Aires: Siglo XXI, 2010.
ARICÓ, José. Dilemas del marxismo en América Latina: antología esencial. Buenos Aires: CLACSO, 2020.
BERARDI, Franco. Fenomenología del fin: sensibilidad y mutación conectiva. Buenos Aires: Caja negra, 2017.
BURGOS, Raúl. Los Gramscianos argentinos: cultura y política en la experiencia de Pasado y Presente. Buenos Aires: Siglo XXI, 2004.
CRESPO, Horacio (ed). José Aricó: entrevistas 1974-1991. Córdoba: Editorial Universidad Nacional de Córdoba, 2014.
DELUPI, Baal. La construcción del imaginario político de la revista Pasado y Presente en el discurso social argentino de 1963-1965. Revista Pilquen. Sección Ciencias Sociales, v. 24, n. 4, p. 16-31, 2021.
GRAMSCI, Antonio. Los intelectuales y la organización de la cultura. Buenos Aires: Nueva Visión, 2012.
JITRIK, Noé. Propuesta para una descripción del escritor reaccionario. Revista Pasado y Presente, n. 5-6, p. 148-157, 1963.
SARLO, Beatriz. Escenas de la vida posmoderna: intelectuales, arte y videocultura en la Argentina. Buenos Aires: Ariel, 1994.
SCHMUCLER, Héctor. La cuestión del realismo y la novela testimonial argentina. Revista Pasado y Presente, n. 1, p. 45-56, 1963.
SCHMUCLER, Héctor. Hacia una nueva estética. Revista Pasado y Presente, n. 5-6, p. 45-56, 1964.
SCHMUCLER, Héctor. Rayuela: juicio a la literatura. Hacia una nueva estética. Revista Pasado y Presente, n. 5-6, p. 29-45, 1965.
SERVETTO, Alicia. Silvia Sigal: intelectuales y poder en la década del sesenta. Revista Estudios Digital, n. 4, p. 269–272, 2016 [1991].
SIGAL, Silvia; VERÓN, Eliseo. Perón o muerte. Los fundamentos discursivos del fenómeno peronista. Buenos Aires: Eudeba, 1986.
TARCUS, Horacio. Las revistas culturales latinoamericanas: giro material, tramas intelectuales y redes revisteriles. Temperley: Tren en movimiento, 2020.
TERÁN, Oscar. Historia de las ideas en Argentina. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
WINOCK, Michel. El siglo de los intelectuales. Buenos Aires: Edhasa, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Baal Ulises Delupi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.