Corpo e biotecnologia: a indagação das fronteiras humanas em Stelarc
Palavras-chave:
Stelarc. Corpo. Biotecnologia. Arte.Resumo
Resultado de pesquisa monográfica, este artigo analisa os conceitos contemporâneos que norteiam a proposta artística do australiano Stelarc, e a sua visão do corpo humano, tendo como linha condutora a relação entre corpo, biotecnologia e arte. A intenção é contribuir para a discussão sobre o comparecimento da tecnologia como agente acelerador das inquietações do homem contemporâneo para com o seu corpo, tendo a produção artística de Stelarc como um exemplo desse fenômeno. O conceito de corpo é investigado nesse processo. Por fim, esse conceito é aplicado à produção artística de Stelarc na análise do pressuposto basilar de sua obra: “o corpo humano é obsoleto”. O resultado obtido é a verificação do corpo como local de reflexão e da arte como entidade que promove, antecipa e expõe essa reflexão através do debate da crescente presença da tecnologia em todos os âmbitos da vida.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.