Hibridação de verdades políticas e midiáticas

Autores/as

  • Maria Helena Weber UFRGS

Palabras clave:

Hibridação Mediática. Política. Políticomediático. Propaganda. Visibilidade. Opacidade.

Resumen

O artigo aborda questões vinculadas ao exercício de relações e poderes, entre mídias e política, quando em disputa pela posse da verdade, autoridade, credibilidade e opiniões. Para tanto analisa um texto-espetáculo (campanha publicitária) denominado A vida por todos os lados, do jornal Zero Hora, através da aplicação da Estrutura de Hibridação Mediática, cujas estratégias sustentam as mídias. Essa campanha é exemplar no cenário das relações e discursos específicos que demarcaram as ações do ano de 1999 entre dois sujeitos poderosos, o Governo do Estado do RGS, administrado pelo PT e a Rede Brasil Sul de Comunicações, tendo mobilizado disputas em espaços políticos, acadêmicos e institucionais.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Weber, UFRGS

Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Weber, M. H. «Hibridação De Verdades políticas E midiáticas». Intexto, n.º 6, diciembre de 2024, pp. 61-99, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3388.

Número

Sección

Artículos