Hibridação de verdades políticas e midiáticas

Autores/as

  • Maria Helena Weber UFRGS

Palabras clave:

Hibridação Mediática. Política. Políticomediático. Propaganda. Visibilidade. Opacidade.

Resumen

O artigo aborda questões vinculadas ao exercício de relações e poderes, entre mídias e política, quando em disputa pela posse da verdade, autoridade, credibilidade e opiniões. Para tanto analisa um texto-espetáculo (campanha publicitária) denominado A vida por todos os lados, do jornal Zero Hora, através da aplicação da Estrutura de Hibridação Mediática, cujas estratégias sustentam as mídias. Essa campanha é exemplar no cenário das relações e discursos específicos que demarcaram as ações do ano de 1999 entre dois sujeitos poderosos, o Governo do Estado do RGS, administrado pelo PT e a Rede Brasil Sul de Comunicações, tendo mobilizado disputas em espaços políticos, acadêmicos e institucionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Helena Weber, UFRGS

Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Publicado

2024-12-18

Cómo citar

WEBER, Maria Helena. Hibridação de verdades políticas e midiáticas. Intexto, Porto Alegre, n. 6, p. 61–99, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3388. Acesso em: 17 sep. 2026.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.