A construção técnica da democracia
Palavras-chave:
Democracia. Mídias. Cidadania.Resumo
A crescente exposição nos meios de comunicação em massa de diferentes práticas tradicionalmente reconhecíveis como práticas políticas - desde as manifestações de caráter reivindicativo até as sessões de debates parlamentares -, poderia permitir, e de fato o fazem, a consideração de um enriquecimento e expansão do espaço público que contribuiria para o fortalecimento da democracia sob diversos pontos de vista: informação cidadã, expressividade do social, vigilância e controle de atos governamentais, entre outros. Neste texto, consideramos as consequências que, em termos de cultura política, adquirem os dispositivos que visam dotar visibilidade máxima aos atores e práticas políticas, que se escondem sob a ilusão de transparência, a opacidade do poder. Por meio desse conjunto de considerações, fizemos um levantamento do papel desempenhado pelos meios de comunicação em massa na perda do sentido político das democracias atuais e sua conversão em regimes regulamentados tecnicamente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).