Hibridação de verdades políticas e midiáticas

Authors

  • Maria Helena Weber UFRGS

Keywords:

Hibridação Mediática. Política. Políticomediático. Propaganda. Visibilidade. Opacidade.

Abstract

O artigo aborda questões vinculadas ao exercício de relações e poderes, entre mídias e política, quando em disputa pela posse da verdade, autoridade, credibilidade e opiniões. Para tanto analisa um texto-espetáculo (campanha publicitária) denominado A vida por todos os lados, do jornal Zero Hora, através da aplicação da Estrutura de Hibridação Mediática, cujas estratégias sustentam as mídias. Essa campanha é exemplar no cenário das relações e discursos específicos que demarcaram as ações do ano de 1999 entre dois sujeitos poderosos, o Governo do Estado do RGS, administrado pelo PT e a Rede Brasil Sul de Comunicações, tendo mobilizado disputas em espaços políticos, acadêmicos e institucionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Helena Weber, UFRGS

Doutorado em Comunicação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. Mestrado em Sociologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Published

2024-12-18

How to Cite

Weber, M. H. “Hibridação De Verdades políticas E midiáticas”. Intexto, no. 6, Dec. 2024, pp. 61-99, https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3388.

Issue

Section

Articles