O fã como leitor estético: uma análise das dimensões da competência midiática na fanfic Oitavo B de Malhação - viva a diferença
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.100378Palabras clave:
Cultura de Fãs, Competência Midiática, Leitor Semiótico/Estético, Fanfic, MalhaçãoResumen
Ao criarem fanfics os fãs desenvolvem estratégias de escrita e comunicação relacionadas aos conteúdos multimodais e multimídia, além de novas formas textuais de conversação em rede. Esta leitura textual e intertextual do público ávido estabelece um nítido diálogo com o conceito de leitor semiótico/estético de Umberto Eco, em que as tramas exploram várias camadas interpretativas e vão além do paratexto. A partir desse aporte teórico, este artigo tem como objetivo analisar as dimensões da competência midiática, proposta por Ferrés e Piscitelli, que integram a fanfic Oitavo B. Publicada na plataforma Spirit Fanfics e Histórias, a história ressignifica o arco narrativo das personagens Lica (Manoela Aliperti) e Samantha (Giovanna Grigio), de Malhação - Viva a Diferença. Concluiu-se que a fanfic não só reforça e amplia a telenovela infantojuvenil, mas estabelece novas amarrações interpretativas.
Descargas
Citas
ALVES, E. Fanfiction e práticas de letramentos na Internet. Campinas: Pontes Editores, 2015.
BACON-SMITH, C. Enterprising Women: Television Fandom and the Creation of Popular Myth (Contemporary Ethnography). Filadélfia: University of Pennsylvania Press, 1992.
BARTHES, R. S/Z. Lisboa: Edições 70, 1992.
BENNETT, L. Tracing Textual Poachers: reflections on the development of fan studies and digital fandom. Journal of Fandom Studies, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 5-20, 2014.
BLACK, R. Language, Culture, and Identity in Online Fanfiction. E–Learning, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 170-184, 2006.
BOOTH, P. (ed.). A Companion to Media Fandom and Fan Studies. Hoboken: John Wiley & Sons, 2018.
BOOTH, P. Digital Fandom: New Media Studies. Nova York: Peter Lang, 2010.
COPPA, F. An archive o for own – Um arquivo só nosso (Escritores de Fanfiction, Uni-vos). In: JAMISON, A. Fic - Por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2017, p. 295-304.
DUFFETT, M. Understanding Fandom - An introduction to the study of media fan culture. Londres: Bloomsbury, 2013.
ECO, U. Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2002.
EVANS, A; STASI, M. Desperately seeking methodology: New directions in fan studies research. Participations - Journal of Audience & Reception Studies, Northumbria, v. 11, n. 2, p. 4-23, 2014.
FERRÉS, J; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p. 1-16, 2015.
FISKE, J. The Cultural Economy of Fandom. In: LEWIS, L.A. (ed.). The Adoring Audience. Londres: Routledge, 1992. p. 30-49.
GRAY, J.; SANDVOSS, C.; HARRINGTON, C. L. (eds.) Fandom: Identities and Communities in a Mediated World. 2 ed. Nova York: New York University Press, 2017.
GRECO, C. TV Cult no Brasil: Memória e culto às ficções televisivas em tempos de mídias digitais. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2016.
GROSSMAN, L. Apresentação. In: JAMISON, A. Fic - Por que a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. p. 11-16.
HERRERO-DIZ, P. et al. Estudio de las competencias digitales en el espectador fan español. Palabra Clave, Chía, v. 20, n. 4, p. 917-947, 2017.
HILLS, M. Essential tensions: Winnicottian object-relations in the media sociology of Roger Silverstone. International Journal of Communication, [s. l.], v. 1, p. 37-48, 2007.
HILLS, M. Fan cultures. Nova York: Routledge, 2002.
HILLS, M. O fandom como objeto e os objetos do fandom. Matrizes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 147-163, 2015.
HIRSJÄRVI, I. Alfabetización mediática, fandom y culturas participativas. Un desafío global. Anàlisi Monogràfic, Barcelona, Espanha, [s. v.], n. 48, p. 37-48, 2013.
JACOB, M. C. et al. Entre novelas e novelos: um estudo das fanfictions de telenovelas brasileiras (2010-2013). In: LOPES, M. I. V. (org.). Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2015. p. 107-154.
JAMISON, A. Fic - Por que a fanfiction está dominando o mundo. São Paulo: Rocco, 2017.
JENCKS, C. The language of post-modern architecture. New Haven: Yale University Press, 1977.
JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008.
JENKINS, H. Invasores do Texto - Fãs e cultura participativa. Rio de Janeiro: Marsupial Editora, 2015.
JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. Matrizes, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 11-24, 2012.
JENKINS, H. Textual poachers: television fans and participatory culture. Nova York: Routledge, 1992.
JENKINS, H.; et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture Media Education for the 21st Century. Massachusetts: The MIT Press, 2009.
JENSON, J. Fandom as Pathology: The Consequences of Characterization. In: LEWIS, L. A. (ed.). The Adoring Audience. Londres: Routledge, 1992. p. 9-29.
LUKE, A. Allan Luke: The New Literacies. The Learning Exchange, Online, 2007.
MALHAÇÃO: viva a diferença. Direção de Cao Hamburger. São Paulo: Rede Globo, 2017-2018. Telenovela. color.
NYAH! Fanfiction. Disponível em: https://fanfiction.com.br/. Acesso em: 26 jul. 2019.
PRIMO, A. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. E-compós, [S. l.], v. 9, p. 1-21, 2007.
SANDVOSS, C. Fans: the mirror of consumption. Malden: Polity Press, 2005.
SANDVOSS, C; GRAY, J; HARRINGTON, L. Introduction: Why Still Study Fans?. In: GRAY, J.; SANDVOSS, C.; HARRINGTON, C. L. (eds.). Fandom: Identities and Communities in a Mediated World. 2. ed. Nova York: New York University Press, 2017. p. 8-32.
SCOLARI, C. Literacia transmedia na nova ecologia mediática - Livro Branco. Barcelona: Europen Union Funding for Research & Innovasion, 2018.
SIGILIANO, D; BORGES, G. The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 13, n. 39, p. 1-22, 2017.
SPIRIT fanfics e histórias. Disponível em:https://www.spiritfanfiction.com Acesso em: 22 jul. 2019.
THOMAS, A. Blurring and Breaking through the Boundaries of Narrative, Literacy, and Identity in Adolescent Fan Fiction. In: MICHELE, K.; COLIN, L. (eds). A new literacies sampler. Nova York: Peter Lang Publishing, 2017. p. 137-166.
TIROCCHI, S. Wattpad. In: SCOLARI, C. (ed.). Adolescentes, medios de comunicación y culturas colaborativas - Aprovechando las competencias transmedia de los jóvenes en el aula. Barcelona: H2020 Research and Innovation Actions, 2018. p. 99-104.
UMAOTAKU-CHAN. Oitavo B. Spirit Fanfics e Histórias, Online, 2018. Disponível em: https://www.spiritfanfiction.com/historia/oitavo-b-limantha-11900691. Acesso em: 11 ago. 2019.
VERMOREL, F. Starlust: Secret Life of Fans. Nova York: Comet, 1985.
VIEIRA, V. Sucesso de audiência, Malhação volta a ser exportada após 13 anos; confira a versão em espanhol. O TV Foco. 19 jan. de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Daiana Sigiliano, Gabriela Borges

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).