Análise das mediações em ambientes de interação nas pesquisas na internet: uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.87-106Palabras clave:
Mediação. Internet. Metodologia. Comunicação. Interação.Resumen
Nas últimas décadas, diversos pesquisadores interessaram-se em investigar os fenômenos da recepção e o consumo de informações presentes nas interações entre sujeitos na internet. No entanto, é possível observar dificuldades de se associar questões culturais às tecnológicas ou, ainda, a necessidade de uma aproximação entre teorias sobre cultura, política e comunicação às mais centradas no ambiente virtual. Diante de tal cenário, propomos, nesse artigo, uma abordagem metodológica que combine a Análise de Redes Sociais ao Mapa das Mediações, como forma de combinar tradições metodológicas diferentes a fim de investigar um objeto comum aos dois campos. Tal estratégia foi elaborada e aplicada na tese de doutoramento que serviu de base para este artigo. O objetivo era conhecer as mediações que configuram as relações entre as lógicas de produção e as práticas de crítica de filmes no YouTube.
Descargas
Citas
AQUINO, Maria Clara. Convergência entre televisão e web: proposta de categorização analítica. 2012. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
AZURDUY, Carlos A. Camacho. Metodología de la investigación comunicacional: una aproximación desde el estudio del consumo cultural de la radio entre mujeres migrantes de la ciudad de El Ato. La Paz: Gugly XtraPubli, 2007.
BARROS, Antonio Teixeira; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A elaboração do projeto de pesquisa em comunicação. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento por Peter Berger e Thomas Luckmann. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
BERTOLINI, Sonia; BRAVO, Giangiacomo. Social capital, a multidimensional concept. Exeter, 2002.
BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: MIT Press, 1999.
COLEMAN, James S. Social Capital and the creation of human capital. The American Journal of Sociology, Chicago, v. 94, p. S95-S120, 1988.
DAVALLON, Jean. A mediação: a comunicação em processo? Prisma.com: revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 4, 2007.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
INTERNET ARCHIVE WAYBACK MACHINE. Frequently asked questions: the Wayback Machine. [2016].
JACKS, Nilda. Repensando os estudos de recepção: dois mapas para orientar o debate. Ilha: Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 10, n. 2, 2008.
JENKINS, Henry. Nine propositions towards a cultural theory of youtube. Confessions of an Aca-fan: the official weblog of Henry Jenkins, Los Angeles, May 2007.
JENSEN, Klaus Bruhn. Media convergence: The three degrees of network, mass, and interpersonal communication. London: T&F Books UK, 2010.
KNEWITZ, Ana Paula. A leitura jornalística na contemporaneidade: novas e velhas práticas dos leitores de zerohora.com. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Pesquisa em comunicação: formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Mediação e recepção: Algumas conexões teóricas e metodológicas nos estudos latino-americanos de comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 65-80, jan./jun., 2014.
MARCONI, Marina Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 7. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
MARTÍN-BARBERO, Jesús; MUÑOZ, Sonia. Televisión y melodrama: géneros y lecturas de la telenovela en Colombia. Bogotá: Tercer Mundo, 1992.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensão do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
NATANSOHN, Graciela. O que há e o que falta nos estudos sobre recepção e leitura na web? E-compós, Brasília, v.10, n.3, p. 1-16, dez. 2007.
NAVARRO, Raúl Fuentes. Fontes bibliográficas da pesquisa acadêmica nos cursos de pós-graduação em comunicação no Brasil e no México: uma aproximação da análise comparativa. MATRIZes, São Paulo, n. 1, out. 2007.
OROZCO, Guilhermo Gómez. De las mediaciones a los medios: contribuciones de la obra de Martín-Barbero al estudio de los medios y sus procesos de recepción. In: TOSCANO, Maria Cristina; REGUILLO, Rossana. Mapas nocturnos: diálogos con la obra de Jesús Martín-Barbero. Santa Fé de Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 1998.
PEREIRA, Vinícius Andrade. Tendências das tecnologias da comunicação: da escrita às mídias digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA E COMUNICAÇÃO, 24., 2002, Salvador. Anais... Salvador: Intercom, 2002.
PIENIZ, Mônica. Tecnicidade como mediação empírica: a reconfiguração da recepção de telenovela a partir do Twitter. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
PUTNAM, Robert David. Bowling alone: the collapse and revival of american community. New York: Simon and Schuster, 2000.
REID, Elizabeth. Electropolis: communication and community on internet relay chat. 1991. Honours thesis - University of Melbourne, Meulborne, 1991.
SANTAELLA, Maria Lucia Braga. Comunicação e pesquisa: projetos para mestrado e doutorado. São Paulo: Hacker Editores, 2001.
SANTAELLA, Maria Lucia Braga. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.
SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação e sua validade como categoria de análise para os estudos em Comunicação. Novos Olhares, São Paulo, n. 12, 2003.
SILVA, Ronei Teodoro da. Configuração das mediações na internet: fluxo comunicacional das críticas de filmes publicadas no YouTube. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SHIRKY, Clay. Here comes everybody: how change happens when people come together. EUA: Penguin UK, 2009.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Ronei Teodoro da Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta Revista pertenecen a los autores, y los derechos de la primera publicación están garantizados para la revista. Por estar publicados en una revista de acceso libre, los artículos son de uso gratuito, con la atribución apropiada, en las actividades educativas y no comerciales.
La revista utiliza la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY-NC 4.0), que permite el intercambio de trabajo con el reconocimiento de la autoría.
Autoarchivo (política de repositorios): se permite a los autores depositar todas las versiones de sus trabajos en repositorios institucionales o temáticos, sin período de embargo. Se solicita, siempre que sea posible, que se agregue la referencia bibliográfica completa de la versión publicada en Intexto (incluido el enlace DOI) al texto archivado.
Intexto no cobra ninguna tarifa por el procesamiento de artículos (article processing charge).