O desejo juvenil de ser modelo profissional e a mediação da mídia: uma articulação desde o aporte de Martín-Barbero

Autores

  • Daniela Maria Schmitz Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.19132/1807-8583201843.205-222

Palavras-chave:

Mediações. Consumo midiático. Modelos fotográficos. Moda. Juventude.

Resumo

Este texto traz parte da problematização de uma tese que investigou as relações entre o consumo midiático de jovens garotas e o desejo de seguir a carreira de modelo. A discussão aqui proposta é acerca da mediação da mídia neste processo de consumo. O conceito é operacionalizado desde o aporte de Martín-Barbero, e os resultados apontam para excelência da mídia como mediação que ajuda a configurar o caráter de “sonho” que este desejo adquire para as jovens entrevistadas.

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Biografia do Autor

Daniela Maria Schmitz, Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mesma instituição em que obteve o título de mestre em Ciências da Comunicação.

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Schmitz, D. M. “O Desejo Juvenil De Ser Modelo Profissional E a mediação Da mídia: Uma articulação Desde O Aporte De Martín-Barbero”. Intexto, nº 43, agosto de 2018, p. 205-22, doi:10.19132/1807-8583201843.205-222.

Edição

Seção

Artigos