Produção da informação nos campos da Ciência da Informação e Comunicação Jornalística: possíveis interfaces
Palavras-chave:
Ciência da Informação. Comunicação. Informação.Resumo
Identifica, inicialmente, os parâmetros conceituais da informação na área da Ciência da Informação (C.I.) e como se processa a produção da informação na área da Comunicação - Jornalismo, buscando possíveis semelhanças e diferenças, elaborando, para tal fim, um conjunto teórico de reflexões. Estabelece um genuíno diálogo entre as áreas promovendo a elaboração de conhecimento competente para a intervenção ampla em todos os setores da sociedade contemporânea. O que se discute é como trabalhar com a informação enquanto estruturas significantes, como produtora de conhecimento para a sociedade. A produção, a organização e controle dos estoques de informação, para uso imediato ou futuro, são imprescindíveis para que se efetive a transferência da informação. Compreende-se que a informação deva ser interpretada levando-se em consideração os problemas decorrentes de cada época, sem, é claro, perder de vista sua raiz histórica e a propriedade que a lhe faz original por natureza: geradora de conhecimento e riqueza intelectual. Pode-se dizer que a informação é o conteúdo de uma mensagem e a comunicação é o meio pela qual essa mensagem é divulgada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).