A série e o Sonho Americano. Nostalgia e sobrevivência de um imaginário suburbano.
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583202152.100603Palavras-chave:
TV series, American sonho, Suburban Imaginary, Fredric Jameson, NostalgiaResumo
Na memória americana, a vida nos subúrbios continua sendo um contexto de prosperidade, fundamental para aquele imaginário conhecido como sonho americano. Não obstante, é um cenário idílico que as séries televisivas vêm questionando desde o próprio florescimento desse modo de viver. Este artigo propõe um estudo de ficções de meados do século passado que foram aplicadas a uma leitura disfuncional do sonho americano: ou seja, narrativas que conseguiram ilustrar os lados opostos da homogeneização e da padronização, revelando a ordem do cotidiano como um simulacro precário. No entanto, são motivos ideológicos que as produções mais contemporâneas parecem reler como uma "nostalgia": categoria que a teoria de Fredric Jameson desenvolve para desafiar formas artísticas onde as ideias do passado são elaboradas alegoricamente, como imagens. resíduos sobre os quais o presente impõe outra linha de significação. A proposta argumentará que as chaves para essa nostalgia devem ser rastreadas até o processo de suburbanização do pós-guerra, um enclave que não pode ser pensado fora de um capitalismo tardio incipiente cuja reprodução serial planejou tanto um projeto urbano quanto a conformação de subjetividades. Em diálogo com as contribuições de Jameson, o artigo pretende mostrar como, desde o início, a televisão de massa funcionou não apenas como um modo de produção estética, mas também como uma instituição social com força crítica.
Downloads
Referências
ARÁN, Pampa. La herencia de Bajtín. Reflexiones y migraciones. Córdoba: Editorial CEA, 2016.
BAIRATI, Piero. La città nord-americana. In: ROSSI, Pietro (coord.). Modelli di città. Strutture e funzioni politiche. Torino: Einaudi, 1987.
BEWITCHED. Creación: Sol Saks. Estados Unidos, NBC Productions, 1974-1982. Serie de televisión.
BENDER, Thomas. Historia de los Estados Unidos. Una nación entre naciones. México: Siglo XXI, 2011.
BIG LITTLE LIES. Creación: David E. Kelley. Estados Unidos: Pacific Standard, Blossom Films, HBO, 2017-2019. Serie de televisión.
BOSCH, Aurora. Historia de Estados Unidos. 1776-1945. Barcelona: Crítica, 2010.
BREAKING BAD. Creación: Vince Gilligan. Estados Unidos: Gran Via Productions, Sony Pictures Television, AMC, 2008-2013. Serie de televisión.
CAMPRA, Rosalba. Territorios de la ficción: lo fantástico. Madrid: Editorial Renacimiento, 2008.
CARRIÓN, Jorge. Teleshakespeare. Las series en serio. Buenos Aires: Interzona, 2014.
CARRIÓN, Jorge. La mirada masculina y la mujer moderna: de Mad Men a Masters of Sex. In: CRISÓSTOMO, Raquel; ROS, Enric (coord.). Mad Men. O la frágil belleza de los sueños de Madison Avenue. Madrid: Errata Naturae, 2015.
CASTORIADIS, Cornelius. Figuras de lo pensable. Madrid: Frónesis Cátedra, 2000.
CULLEN, Jim. The American Dream: A Short History of an Idea that Shaped a Nation. New York: Oxford University Press, 2003.
DESPERATE HOUSEWIVES. Creación: Marc Cherry. Estados Unidos: Universal Studios, ABC Studios, ACB, 2004-2012. Serie de televisión.
DUHAU, Emilio; GIGLIA, Ángela. Las reglas del desorden: habitar la metrópoli. México: Siglo XXI, 2008.
EDELSTEIN, Sally (comp.). Envisioning the American Dream (catálogo de imágenes). Estados Unidos, 2021. Disponible en: https://envisioningtheamericandream.com/
FATHER KNOWS BEST. Creación: Ed James. Estados Unidos: Rodney-Young Productions, Screen Gems Television, CBS, 1954-1960. Serie de televisión.
GIL CALVO, Enrique. Máscaras masculinas: héroes, patriarcas y monstruos. Barcelona: Anagrama, 2006.
GLEE. Creación: Ryan Murphy. Estados Unidos: 20th Century Fox Television, Ryan Murphy Television, FOX, 2005-2009. Serie de television.
GÓMEZ PONCE, Ariel. Depredadores. Fronteras de lo humano y series de TV. Córdoba: Babel, 2017.
GÓMEZ PONCE, Ariel. Pequeñas grandes mentiras. Narraciones seriales en torno al American Dream. Revista Representaciones, Córdoba, v. 13, n. 1, p. 109-126, 2018.
GONZÁLEZ ORDOVÁS, María José. Políticas y estrategias urbanas. La distribución del espacio privado y público en la ciudad. Caracas: Editorial Fundamentos, 2000.
HAGEDORN, Roger. Doubtless to be continued. A brief history of serial narrative. In: ALLEN, Robert (ed.). To Be Continued… Soap Operas around the World. New York: Routledge, 2001.
I DREAM OF JEANNIE. Creación: Sidney Sheldon. Estados Unidos: Sidney Sheldon Productions, Screen Gems, NBC, 1965-1970. Serie de television.
I LOVE LUCY. Creación: Jess Oppenheimer y Desi Arnaz. Estados Unidos: Desilu Productions, CBS, 1951-1957. Serie de televisión.
JAMESON, Fredric. Documentos de cultura. Documentos de barbarie. Madrid: Visor, 1989.
JAMESON, Fredric. Posmodernismo. La lógica cultural del capitalismo tardío. Vol. I. Buenos Aires: La Marca, 2012a.
JAMESON, Fredric. Posmodernismo. La lógica cultural del capitalismo tardío. Vol. II. Buenos Aires: La Marca, 2012b.
JAMESON, Fredric. El posmodernismo revisado. Madrid: Abada Editores, 2012c.
LITTLE HOUSE ON THE PRAIRIE. Creación: Michael Landon. Estados Unidos, NBC Productions, 1974-1982 (serie de televisión).
LOST. Creación: J.J. Abrams. Estados Unidos, Bad Robot Productions, Touchstone Television, ABC, 2004-2010 (serie de televisión).
MARRIED… With Children. Creación: Michael G. Moye. Estados Unidos: Embassy Communications, Columbia Pictures Television, FOX, 1986-1997. Serie de televisión.
NIVÓN BOLÁN, Eduardo. Las contradicciones de la ciudad difusa. Alteridades, Iztapalapa, n. 13, v. 26, p. 15-33, 2003.
OZARK. Creación: Bill Dubuque. Estados Unidos: Aggregate Films, Zero Gravity Management, Netflix, 2008. Serie de televisión.
PINTOR IRANZO, Iván. Nunca volveremos a casa: la figuración del hogar en Mad Men. In: CRISÓSTOMO, Raquel; ROS, Enric (coord.). Mad Men. O la frágil belleza de los sueños de Madison Avenue. Madrid: Errata Naturae, 2015.
SECRET AND LIES. Creación: Timothy Busfield. Estados Unidos: Avenue K Productions, Hoodlum Kapital Entertainment, ABC, 2014-2015. Serie de televisión.
SEX AND THE CITY. Creación: Darren Star. Estados Unidos: Darren Star Productions, Warner Bros, HBO, 1998-2004. Serie de televisión.
STEVENS, Dana. The Good Wife. Slate, edición digital, 2004. Disponible en: https://slate.com/culture/2004/10/abc-s-unrealistic-desperate-housewives.html
SUBURGATORY. Creación: Emily Kapnek. Estados Unidos: Piece of Pie Productions, Warner Bros. Television, 2011. Serie de televisión.
THE 100. Creación: Jason Rothenberg. Estados Unidos: Alloy Entertainment, Warner Bros. Television, The CW, 2014. Serie de televisión.
THE ADDAMS FAMILY. Creación: David Levy. Estados Unidos: Filmways Television, ABC, 1964-1966. Serie de televisión.
THE BEVERLY HILLBILLIES. Creación: Paul Henning. Estados Unidos: Filmways Television, CBS, 1962-1971. Serie de televisión.
THE BRADY BUNCH. Creación: Sherwood Schwartz. Estados Unidos: Paramount Domestic Television, ABC, 1969-1974. Serie de televisión.
THE MUNSTERS. Creación: Allan Burns. Estados Unidos: NBC Universal Television Distribution, CBS, 1964-1966. Serie de televisión.
THE STEPFORD WIVES. Direción: Frank Oz. Guión: Paul Rudnick. Estados Unidos: Paramount Pictures, DreamWorks Pictures, 2004. Basada en el libro “The Stepford Wives” de Ira Levin. Película.
THE WALKING DEAD. Creación: Fran Darabont. Estados Unidos: Valhalla Entertainment, AMC, 2010-2021. Serie de televisión.
REASONS WHY. Creación: Brian Yorkey. Estados Unidos: Anonymous Content, Paramount Television, Netflix, 2017-2020. Serie de televisión.
TOUS-ROVIROSA, Anna. Desde dentro del espejo. La construcción mediática del Sueño Americano. In: CRISÓSTOMO, Raquel; ROS, Enric (coord.). Mad Men. O la frágil belleza de los sueños de Madison Avenue. Madrid: Errata Naturae, 2015.
THE UNITED STATES OF TELEVISION. America in Primetime. Direción: Loyd Kramer. Conducción: Alan Yentob. Estados Unidos: BBC Two, 2013. Documental televisivo.
WEEDS. Creación: Jenji Kohan. Estados Unidos: Tilted Productions, Lionsgate Television, CBS, 2005-2012. Serie de televisión.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ariel Gómez Ponce

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).