Os signos visuais e as formas de representação da imagem televisiva: um modelo peirceano de análise instrumental

Autores

  • João Batista Cardoso

Palavras-chave:

Semiótica aplicada. Signos televisivos. Signos visuais.

Resumo

O presente artigo utiliza como base a teoria semiótica de Charles S. Peirce e a tese desenvolvida por Lúcia Santaella em Matrizes da Linguagem e Pensamento (2001) – que trata dos respectivos modos de relações estabelecidos entre determinados tipos de signos (ícone, índice e símbolo) e as distintas formas de representação dos signos visuais (representativa, não-representativa e figurativa) – para apresentar um percurso metodológico que visa a auxiliar as análises de signos visuais no sistema televisivo. Com isso, acaba por demonstrar como essas teorias podem servir como fundamento para observação de signos de outras naturezas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Cardoso

Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP; Professor nos cursos de Comunicação das Universidades IMES (São Caetano do Sul ) e Santa Cecília (Santos).

Downloads

Publicado

2008-05-24

Como Citar

CARDOSO, João Batista. Os signos visuais e as formas de representação da imagem televisiva: um modelo peirceano de análise instrumental. Intexto, Porto Alegre, n. 16, p. 46–51, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/4239. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.