Os motivos tractarianos: notas introdutórias sobre o problema do sentido

Autores/as

  • Luis Milman UFRGS

Palabras clave:

Sentido. Inefabilidade. Lógica. Semântica. Proposição. Forma lógica. Dizer. Compreeensão.

Resumen

A idéia de Wittgenstein sobre o silêncio instala-se na fenomenologia da linguagem como aquilo que é, pela linguagem, inalcançável. Não é a fenomenologia da comunicação que condiciona a experiência deste silêncio. Não estava em jogo, para o Jovem Wittgenstein, algo do âmbito da nossa competência para expressar (ou silenciar sobre) os conteúdos da nossa experiência. O silêncio atua ao nível da possibilidade de descrevermos a experiência do sentido da linguagem. Esta foi a conclusão apresentada por Wittgenstein no Tractatus (1921), um dos textos filosóficos mais comentados deste século. Este ensaio pretende discutir alguns pontos-chave dos motivos wittgensteinianos, significativos, sobretudo, para aqueles que se ocupam das questões filosóficas da comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Milman, UFRGS

Doutorado em Filosofia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Mestrado em Filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS, Brasil.

Publicado

2008-04-13

Cómo citar

MILMAN, Luis. Os motivos tractarianos: notas introdutórias sobre o problema do sentido. Intexto, Porto Alegre, n. 6, p. 1–20, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/3385. Acesso em: 28 ago. 2025.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.