Basquiat e Irmãos Campana
uma reflexão sobre estética, comunicação e poder
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583.55.129547Palavras-chave:
comunicação, estética, design, irmãos Campana, Jean-Michel BasquiatResumo
Este artigo propõe, de forma exploratória, uma aproximação entre estética e comunicação, com foco na produção de sentido de obras de design e arte. Recorre-se ao objeto empírico Cadeira favela, dos irmãos Campana, e à pintura Notary, de Jean Michel Basquiat, a fim de refletir sobre a significação desses objetos culturais, expandindo o horizonte da interpretação, do simbólico, ao campo social e político. Procuramos, assim, construir uma reflexão crítica sobre a arte e o design contemporâneos, desvelando algumas estruturas de poder subjacentes ao campo da indústria cultural.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 1970.
BASQUIAT, J-M. Notary. 1983. 1 original de arte, colagem acrílica, tinta óleo e papel sobre tela com suporte de madeira180.3 x 401.3cm. New Jersey. Coleção Art Museum Princeton University.
BASQUIAT, J-M. Per capita. 1981. 1 original de arte 40x40cm. New York. Coleção Guy Hepner Gallery.
BASQUIAT, traços de uma vida. Direção: Julian Schnabel. Roteiro: Julian Schnabel. Produção: Jon Kilik, Sigurjon Sighvatsson e Randy Ostrow. Intérpretes: Jeffrey Wrigth, David Bowie, Benicio del Toro, Dennis Hopper, Gary Oldman. Los Angelas: Miramax films, 1996. 1 DVD (106 min). Título original em inglês: Basquiat (filme).
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
BOURDIEU, P. As regras da arte. São Paulo: Companhia das letras, 1996.
BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP, 2007.
CAMPANA, F.; CAMPANA, H. Cadeira favela. 2003. São Paulo. 2 cadeiras de ripas de madeira 74 x 67 x 40 cm.
CLAUSEWITZ, Carl von. Da guerra. 3 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
COQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DANTO, A. C. Crítica de arte após o fim da arte. Revista de estética e semiótica, Brasília, v. 3, n. 1, p. 82-98, 2013.
DELEUZE, G. Qu’est-ce que l’acte de création? In: Lapoujade, D. (ed.). Deux régimes de fous: et autres textes (1975-1995). Paris: Minuit, 2003. Cap. 45.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica: 2014.
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Paris: Gallimard, 1975.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. Estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
HEGEL, G. W. F. Cursos de Estética. São Paulo: EDUSP, 2001.
HEINICH, N. La sociologie de l’art. Paris: Découverte, 2004.
KRISTEVA, J. Introdução à semanálise. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MARCUSE, H. Eros e Civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
NIETZSCHE, F. La naissance de la tragédie. Paris: Folio Essais, 1989.
PICASSO, P. Guernica. 1937. 1 original de arte, pintura óleo sobre tela, 350 x 776,5cm. Madrid. Coleção do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fábio Pezzi Parode

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.