Sports journalism and impartiality: the case Fla-Press

o caso Fla-Press

Authors

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmelo Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Fla-Press. Journalism. Media.

Abstract

Concisely, one can define the Fla-Press as the belief of the supporters of the big soccer clubs of Rio de Janeiro (Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama) that Flamengo has more space and is shown in a positive bias on media, what delineates almost a “mediatic conspiracy”. In this article, we started from this supposed “social mith” to investigate some questions like journalistic imparciality, mediatic skepticism and the perception of the public about the news.

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Author Biographies

Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCOM/Uerj). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua no projeto de pesquisa "Meios de Comunicaçao, Idolatria, Identidade e Cultura Popular", onde foi bolsista por mais de um ano, sob orientação do Professor Ronaldo Helal. Também participa como voluntário do projeto "Tecnologias de comunicação, entretenimento e competências cognitivas na cibercultura", sob orientação da Professora Fátima Régis. É um dos editores do blog "Comunicação, Esporte e Cultura".

Carmelo Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj (PPGCOM/Uerj). Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa em Esporte e Cultura da Uerj.

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Published

2012-12-17

How to Cite

PICORELI MONTANHA, Fausto Amaro Ribeiro; SILVA, Carmelo. Sports journalism and impartiality: the case Fla-Press: o caso Fla-Press. Intexto, Porto Alegre, n. 27, p. 69–88, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/25730. Acesso em: 28 aug. 2025.

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