Novas dinâmicas do espaço público: consumo cultural, mídia e mercado sobem ao palco da praia de Copacabana
Palavras-chave:
Espaço público. Mídia. Consumo cultural.Resumo
Gostaríamos de discutir neste artigo as circunstâncias em que se dão as novas apropriações e usos do espaço público a partir da análise dos eventos festivos realizados na praia de Copacabana. Os recentes debates sobre a articulação entre cultura, economia e política são fundamentais para compreender a complexidade subjacente a esses eventos, bem como a inter-relação entre prefeitura, mídia, empresa privada, consumo cultural e entretenimento, num momento em que essas instâncias estão cada vez mais mescladas na contemporaneidade. O que nos chama atenção é a multiplicidade que compõe o calendário de shows na orla de Copacabana, as freqüências das comemorações e a diversidade de patrocinadores/organizadores envolvidos nesses projetos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sofia Zanforlin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.
Auto-arquivamento (política de repositórios): autores têm permissão para depositar todas as versões de seus trabalhos em repositórios institucionais ou temáticos, sem embargo. Solicita-se, sempre que possível, que a referência bibliográfica completa da versão publicada na Intexto (incluindo o link DOI) seja adicionada ao texto arquivado.
A Intexto não cobra qualquer taxa de processamento de artigos (article processing charge).