A beleza da morte. Patrimônio e memória na formação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.129293Palavras-chave:
Ensino da Arte, Cemitérios, Formação de professores, Pedagogia Crítica, CriatividadeResumo
Esta pesquisa apresenta os resultados de uma investigação artística e educacional realizada na Universidade de Bolonha (Itália). Os alunos do grau de professor primário fizeram imagens com as quais foi gerado um imaginário dos cemitérios da Emília Romagna. O processo criativo culmina com uma exposição em uma galeria de arte da cidade. A investigação parte da observação do processo e consegue argumentar o interesse e a motivação que o trabalho em espaços invulgares do património, como os cemitérios, desperta nos alunos.
Downloads
Referências
ALEGRÍA, Luís; ACEVEDO, Pía; ROJAS, Carlos. Patrimonio cultural y memoria. El giro social de la memoria, Revista Austral de Ciencias Sociales, v. 34, p. 21-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2018.n34-03.
ALVES, Luís Alberto; PINTO, Helena. Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación del profesorado. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 22, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381.
AUMENTE RIVAS, Pilar. Arte colaborativo y Distritos culturales. Revisitando algunas fuentes. Arte y Políticas de Identidad, n. 25, p. 13–32, 2021. DOI: https://doi.org/10.6018/reapi.506171.
BARBOSA, Ana Mae. Leitura da imagem e contextualização na arte/educação no Brasil. Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.127855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127855. Aceso en: 2 ene. 2023.
BARTHES, Roland. Lo obvio y lo obtuso: Imágenes, gestos, voces. Barcelona: Paidós, 1982.
BARTHES, Roland. La cámara lucida. Nota sobre la fotografía. Barcelona: Paidós, 2009.
BENJAMIN, Walter. La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. México: Ítaca, 2003.
CAÑÓN BUITRAGO, Sandra Constanza; CARMONA PARRA Jaime Alberto. Ideación y conductas suicidas en adolescentes y jóvenes. Revista Pediatría Atención Primaria, 20, p. 387-97, 2018.
COUTINHO, Rejane Galvão. Abordagem Triangular em processos de mediação cultural. Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.125287. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125287. Aceso en: 5 ene. 2023.
DEWEY, John. El arte como experiencia. Barcelona: Paidós, 2008.
DUNCUM, Paul. Transforming Art Education into Visual Culture Education through Rhizomatic Structures. Anadolu Journal of Educational Sciences International, v. 5, n. 3, p. 47-64, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.18039/ajesi.66849.
FONSECA, Annelise Nani da; SOUZA, Vanessa Raquel Lambert de; OLIVEIRA, Luciana David de. Abordagem Triangular e Processo Criativo. Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.120486. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/120486. Aceso en: 4 ene. 2023.
FONTAL, Olaia; MARTÍNEZ-RODRÍGUEZ, Marta; BALLESTEROS-COLINO, Tania; CEPEDA, Jesús. Percepciones sobre el uso del patrimonio en la enseñanza de la Educación Artística. Un estudio con futuros profesores de Educación Primaria. Revista Interuniversitaria De Formación Del Profesorado, v. 96, n. 35.3, p. 67–86, 2021. DOI: https://doi.org/10.47553/rifop.v96i35.3.91269
FOUCAULT, Michel. Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. México: Siglo XXI, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Estella; FRANCO VÁZQUEZ, Carmen; RAJAL ALONSO, Candela. Contramapas del Camino. Memorias del habitar. Arte y Políticas de Identidad, 24, p. 49-72, 2021. DOI: https://doi.org/10.6018/reapi.484741.
GIROUX, Henry. Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Barcelona: Paidós, 1990.
HAMLIN, Joe; FUSARO, Jessica. Contemporary Strategies for Creative and Critical Teaching in the 21st Century. Art Education, v. 72, n. 2, p. 8-15, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/00043125.2018.1414529.
HUERTA, Ricard. The cemetery as a site for aesthetic enquiry in Art Education. International Journal of Education through Art, v. 12, n. 1, p. 7-20, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1386/eta.12.1.7_1
HUERTA, Ricard. Formación del profesorado de Primaria defendiendo la diversidad y la inclusión. Memoria de un caso de experiencia docente a través de Museari. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 23-49, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22456/2357-9854.95295
HUERTA, Ricard. Museari: Art in a virtual LGBT Museum Promoting Respect and Inclusion, Interalia A Journal of Queer Studies, 16, p. 177-194, 2021a. DOI: https://dx.doi.org/10.51897/interalia/NQBD3367
HUERTA, Ricard. Cementerios para educar. Madrid: McGraw-Hill, 2021b.
HUERTA, Ricard. La Memoria. Investigación Basada en las Artes para la formación del profesorado. Arte, Individuo y Sociedad, v. 34, n. 1, p. 27-45, 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.5209/aris.70081
IAVELBERG, Rosa; SOUSA, Ana; OLIVEIRA, Mónica. Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos). Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.123537. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/123537 Aceso en: 4 ene. 2023.
LE GOFF, Jacques. El orden de la memoria. El tiempo como imaginario. Barcelona: Paidós, 1991.
LOBOVIKOV-KATZ, Anna. Methodology for Spatial-Visual Literacy (MSVL) in Heritage Education: Application to Teacher Training and Interdisciplinary Perspectives. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 22, n. 1, 2019. DOI: https://doi.org/10.6018/reifop.22.1.358671
LUCAS, Laura; TRABAJO, Mónica; BORGHI, Beatrice. El museo como laboratorio escolar. Análisis de buenas prácticas. Arte, Individuo y Sociedad, v. 32, n. 2, p. 299-317, 2020. DOI: https://doi.org/10.5209/aris.63288
MAGALHÃES, Ana del Tabor Vasconcelos. Experiências de ensinar/aprender em Artes Visuais no contexto do estágio curricular: cenários de incertezas na formação de professores. Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.83233. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/83233 Aceso em: 3 ene. 2023.
MCGARRIGLE, John G. Getting in tune through arts-based narrative inquiry. Irish Educational Studies, v. 37, n. 2, p. 275-293, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/03323315.2018.1465837
MINERINI NETO, José; BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos; CORREA, Beatriz Ribeiro. Formação de professores e difusão da Abordagem Triangular no Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Revista GEARTE, v. 9, jan./dez. 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.125031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125031 Aceso en: 2 ene. 2023.
MUNARI, Bruno. Artista y diseñador. Barcelona: Gustavo Gili, 2019.
NAVARRO ESPINACH, Germán. La Edad Media a través del cine: La Trilogía de la Vida de Pasolini. EARI Educación Artística: Revista de Investigación, n. 10, p. 286-302, 2019. DOI: https://doi.org/10.7203/eari.10.14089
NAVARRO ESPINACH, Germán. Alfabetos e investigación basada en las Artes. La obra de Ricard Autoría en Museari. Tesis doctoral. Universidad Miguel Hernández, 2022.
PESCI, Giovanna. La Certosa di Bologna. Immortalità della memoria. Bolonia: Editrice Compositori, 1998.
RAMON, Ricard; ALONSO-SANZ, Amparo. La deriva paralela como método en la investigación basada en las artes. Arte, Individuo y Sociedad, vol. 34, n. 3, p. 935-954, 2022. DOI: https://dx.doi.org/10.5209/aris.76203
ROA NATIVIDAD, Joan. El arte como recurso en la prevención del suicidio y en el abordaje del duelo. Aula de Secundaria, n. 48, p. 16-19, 2022.
ROLLING, James Haywood. Arts-Based Research in Education. En P. Leavy (ed.) Handbook of Arts-Based Research (pp. 493-510) New York: Guilford, p. 493-510, 2017.
SAMPER AYAPE, Iker. El acceso al pasado en una sociedad acelerada. Arte y Políticas de Identidad, 24, p. 11–32, 2021. DOI: https://doi.org/10.6018/reapi.484711
SONTAG, Susan. On Photography. New York: Picador, 2001.
SOUZA, Mariana Aranha de; SALGADO, Priscila Aparecida Dias; CHAMON, Edna María Querido de Oliveira; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa De Educação, v. 35, n. 1, p. 4–25, 2022. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.22479
STAKE, Robert E. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata, 2005.
SUTTON, Emma. Discovery from Discomfort; Embracing the Liminal in Auto-Ethnographic, Biographical and Arts-Based Research Methods. International Journal of Art & Design Education, v. 39, n. 4, p. 712-723, 2020. DOI: https://doi.org/10.1111/jade.12321
TORRES, Ana Cristina; MOURAZ, Ana; MONTEIRO, Angélica. Desafios da inovação curricular: Perspectivas de professores veteranos. Revista Portuguesa De Educação, v. 35, n. 1, p. 405–427, 2022. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.23263
VALLEJOS SILVA, N., REDON PANTOJA, S., & DEL PRETE, A. Educação para a cidadania no Chile e pensamento crítico. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, 47–64. 2022. https://doi.org/10.21814/rpe.21136
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.