Abordagem Triangular em processos de mediação cultural
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.125287Palavras-chave:
Abordagem Triangular, Mediação cultural, Experiência estética, Formação profissionalResumo
O texto trata da experiência da autora com a Abordagem Triangular em seu processo de formação, tendo como foco a mediação em museus e centros culturais; contextualiza a experiência do coletivo Arteducação Produções, que aconteceu em São Paulo na primeira década dos anos 2000, relatando e analisando processos de desenvolvimento de propostas de mediação, tendo a Abordagem Triangular como eixo teórico e operacional organizador.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Amália. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 143-149.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva: Porto Alegre: Fundação IOCHPE, 1991.
BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. Ao revés do 'pós': variações sobre temas de arte e educação. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
COUTINHO, Rejane Galvão. Estratégias de mediação e a Abordagem Triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GRINSPUM, Denise. Educação para o patrimônio: Museu de arte e escola – responsabilidade compartilhada na formação de público. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2000.
HOOPER-GREENHILL, Eilean. The Educacional Role of the Museum. London: Routledge, 1994.
HOUSEN, Abigail. O olhar do observador: investigação, teoria e prática. In: FROIS, João Pedro (ed.) Educação estética e artística: Abordagens transdisciplinares. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000, p.147-167.
JAFFE, Noemi. O que os cegos estão sonhando? São Paulo: Editora 34, 2012.
OTT, Robert. Ensinando crítica nos museus. In: Barbosa, Ana Mae (org.) Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997, p. 111-139.
PARSONS, Michael. Compreender a arte. Uma abordagem à experiência estética do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
PETERSON, Sidiney; COUTINHO, Rejane Galvão. Abordagem Triangular: ziguezagueando entre um ideário e uma ação reconstrutora para o ensino de artes. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 282-294, maio/ago. 2017.
PILLAR, Analice Dutra (org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2006.
RIZZI, Maria Christina. Olho Vivo: Arte-educação na exposição Labirinto da Moda. Tese (Doutorado em Artes). São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da USP, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.