Leitura da imagem e contextualização na arte/educação no Brasil

Autores

  • Ana Mae Barbosa Universidade de São Paulo — USP / Universidade Anhembi Morumbi — UAM, São Paulo/SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.127855

Palavras-chave:

Ensino da Arte, Abordagem Triangular, Contextualização, Leitura de imagem

Resumo

Este artigo é uma espécie de reação aos resultados da pesquisa  realizada  por Glacy Antunes de Oliveira, Annelise Nani da Fonseca, Ana Flávia Tavares de Melo, Fábio de Castilhos e Fernanda Pereira da Cunha, respondida por 1009 participantes do II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação: Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes (UFG, 2021). Volto a fazer afirmativas que respondem a algumas das interpretações errôneas e/ou intencionalmente destruidoras da Abordagem Triangular que continuam a circular mesmo depois de trinta anos de pesquisas e transformações positivas pelos arte/educadores que a tem experimentado incansavelmente em suas práticas, dissertações, teses e artigos, aos quais agradeço muito. Faço outras afirmações voltadas para as minhas preocupações atuais como o decolonialismo. Uma destas afirmações que pensava ter deixado muito clara em meus livros anteriores é a influência das ideias de Paulo Freire. Nesse texto faço questão de demonstrá-la didaticamente. Formalmente não escrevi um resumo, mas uma contextualização do artigo tal a importância que venho dando ao contexto em todas as atividades intelectuais. O contexto é decolonizador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mae Barbosa, Universidade de São Paulo — USP / Universidade Anhembi Morumbi — UAM, São Paulo/SP, Brasil

Professora Emérita da Universidade de São Paulo USP, onde lecionou nos programas de Graduação e Pós-Graduação em Arte/Educação por 47 anos. Atualmente ensina Educação em Arte e Design no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Ensinou nas Universidades de Yale, The Ohio State University e Universidad de Granada. Publicou 23 livros. Ganhou os Prêmios Edwin Zigfield (USA); Sir Herbert Read (InSEA); Itaú Cultural 30 anos (2017); Comenda Nacional da Ordem Cientifica (Ministério da Ciência e Tecnologia), Comenda da Ordem Cultural (Ministério da Cultura), entre outros. Professora Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ADAMETS, Victor de. Carta de resposta ao texto enviado por Ana Mae Barbosa. Destinatário: Ana Mae Barbosa, 21 abr. 1992.

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves de. A Abordagem Triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2014. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, UFPE, Pernambuco, 2014.

BARBOSA, Ana Mae. American influences on art education in Brazil: analyses of two moments: Walter Smith and John Dewey. Boston: Boston University, 1977. Tese de Doutorado. Boston University – School of Humanistic Education, 1977.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019, 9ª ed.

BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. A lógica indisciplinada das imagens em correspondências temporais. In: III Encontro Anual da AIM, 2014, Coimbra. Atas do III Encontro Anual da AIM. Coimbra: AIM, 2013. p. 1-6.

FLEMMING, Alex. Obra pública na Estação Sumaré de Metrô. São Paulo, 1998.

FONSECA, Annelise Nani. Abordagem Triangular e processo criador. Revista GEARTE, Porto Alegre v. 9, jan./dez, 2022.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

HOUSEN, Abigail. The eye of the beholder: measuring aesthetic development. Harvard Graduate School of Education, 1983.

LANDOWSKI, Eric. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estações das Letras e Cores, 2017.

LAMPERT, Jociele; WOSNIAK, Fabio. Dewey: educação, artes visuais e experiência. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7 n. 2, 2021.

LIMA, Sidiney Peterson de. Escolinha de Arte de São Paulo: instantes de uma história. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2014. Mestrado em Artes, Instituto de Artes da UNESP, São Paulo, 2014.

MEDEIROS, Afonso; Ana, Paulo e John: apontamentos para uma filosofia multiplanar da arte através da educação. In: PETERSON. Sidiney; MIDORI, Amanda. (Org.) O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal. Porto: i2ADS, 2021, p. 143-155.

OLIVEIRA, Ana Claudia de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

OLIVEIRA, Ana Claudia de; TEIXEIRA, Lucia (Org.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

OLIVEIRA, Luciana Davi (Luciana Fisher). Abordagem Triangular e metáforas: epistemologia e cognição. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2020. Tese de Doutorado. CAP – USP, São Paulo, 2020.

PARSONS, Michael. Compreender a arte. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra R. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2005.

RIZZI, Maria Christina; SILVA. Mauricio Virgulina. Um manifesto sobre a arte/educação que queremos considerando a Abordagem Triangular do ensino das artes e das culturas visuais e a educomunicação como proposta decolonial. In: PETERSON. Sidiney; MIDORI, Amanda (Org.). O ensino artístico que temos e o que queremos: posturas, histórias e experiências no Brasil e em Portugal. Porto: i2ADS, 2021, p. 69-77.

RONCO, Giuliano. Abordagem Triangular do ensino da linguagem audiovisual. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais, ECA/USP, 2018.

SILVA. Mauricio Virgulino. Cartas a Teodora: confluências entre a Abordagem Triangular do ensino das artes e culturas visuais e a educomunicação para uma arteducomunicação decolonial. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2021. Tese de Doutorado, ECA-USP, 2021.

SOUZA, José Luiz de. Arte e pandemia. O vale, São Paulo, 08 mai. 2020.

URBANO, Clarissa Souza Palomequé. Ecologia: Arte e Design. Morumbi: Universidade Anhembi Morumbi, 2010. Dissertação de Mestrado. Programa de Design, Arte e Tecnologia - Universidade Anhembi Morumbi, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-16

Como Citar

BARBOSA, A. M. . Leitura da imagem e contextualização na arte/educação no Brasil. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.127855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/127855. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê Abordagem Triangular: 30 anos