Leitura da imagem e contextualização na arte/educação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.127855Palavras-chave:
Ensino da Arte, Abordagem Triangular, Contextualização, Leitura de imagemResumo
Este artigo é uma espécie de reação aos resultados da pesquisa realizada por Glacy Antunes de Oliveira, Annelise Nani da Fonseca, Ana Flávia Tavares de Melo, Fábio de Castilhos e Fernanda Pereira da Cunha, respondida por 1009 participantes do II Congresso Internacional Online entre Arte, Cultura e Educação: Reconexões da Abordagem Triangular no Ensino das Artes (UFG, 2021). Volto a fazer afirmativas que respondem a algumas das interpretações errôneas e/ou intencionalmente destruidoras da Abordagem Triangular que continuam a circular mesmo depois de trinta anos de pesquisas e transformações positivas pelos arte/educadores que a tem experimentado incansavelmente em suas práticas, dissertações, teses e artigos, aos quais agradeço muito. Faço outras afirmações voltadas para as minhas preocupações atuais como o decolonialismo. Uma destas afirmações que pensava ter deixado muito clara em meus livros anteriores é a influência das ideias de Paulo Freire. Nesse texto faço questão de demonstrá-la didaticamente. Formalmente não escrevi um resumo, mas uma contextualização do artigo tal a importância que venho dando ao contexto em todas as atividades intelectuais. O contexto é decolonizador.
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