Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista GEARTE?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

A Revista GEARTE não cobra taxas para submissão e publicação de artigos.

1. A Revista GEARTE publica trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos da área do ensino de artes visuais que enfocam as relações entre educação, arte, linguagem e tecnologia, em diálogo com diferentes aportes teóricos. Tem uma seção dedicada a Ensaios Visuais e resultados de Investigação Baseada nas Artes (Investigación Basada en las Artes – IBA; Arts-Based Research – ABR; Pesquisa Educacional Baseada em Arte – Arts-Based Educational Research – ABER). Publica artigos, ensaios visuais e audiovisuais, depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos e entrevistas em áudio.

2. A seleção dos trabalhos para publicação adota como referência sua contribuição para a área do Ensino de Artes Visuais. Considera, também, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, a consistência e o rigor teórico e metodológico e a qualidade do texto. O autor é inteiramente responsável pela forma e pelo conteúdo de seu artigo.

3. Os textos que apresentem imagens e/ou vídeos, estes devem estar no corpo do texto, legendados acima da inserção e com a fonte colocada abaixo da figura, em espaço simples, centralizados. Os autores declaram ter os direitos de exibição das imagens inseridas.

4. Os trabalhos tanto das seções temáticas como de fluxo contínuo devem ser inseridos no site da revista pelo autor e passam pelo mesmo processo de avaliação por pares. Veja os detalhes no item "Processo de avaliação por pares".

5. Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (https://seer.ufrgs.br/gearte). O arquivo com o artigo deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possa deduzir a autoria. Caso tenha dificuldade de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos “comentários ao editor” durante o processo de submissão online.

6. Os dados de identificação dos autores devem ser inseridos somente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do autor no sistema de submissão, incluindo: nome completo do autor; endereço postal com cidade, estado e país; telefone; e-mail; endereço eletrônico do Currículo Lattes, ORCID ou equivalente; biografia (até cinco linhas), enfatizando a filiação institucional e sua sigla, as formações acadêmicas e artísticas. Deve-se mencionar o órgão financiador da pesquisa, quando for o caso, no quadro apropriado. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) enviado pelo portal.

7. Os artigos devem ser enviados em arquivo Word (doc. ou rtf.) com a seguinte formatação:

7.1. formato de papel A4;

7.2. margens esquerda e superior devem medir 3 cm e a direita e a inferior, 2 cm;

7.3. parágrafo justificado, com espaçamento de 12pt antes e 12pt depois.

7.4. espaçamento de1,5 entre linhas;

7.5. fonte Arial, corpo 12;

8. O texto deve ter a seguinte estrutura:

8.1. o arquivo deve iniciar com uma folha de rosto na qual conste o título em português (com no máximo 150 caracteres com espaço), o resumo (entre 400 e 700 caracteres com espaços) e cinco palavras-chave; título em espanhol, resumen e cinco palabras clave; título em inglês, abstract e cinco keywords. A folha não pode conter nenhuma identificação dos autores;

8.2. inserir na primeira linha o título, seguido do subtítulo, se houver, com fonte Arial, tamanho 12, estilo negrito, sem sublinhados, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois. Usar maiúsculas apenas nas iniciais e em nomes próprios. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico. Inserir duas linhas em branco (clique duplo na tecla enter), entre linhas simples, para separar título e resumo.

8.3. inserir a palavra resumo, com fonte Arial, tamanho 10, estilo negrito, caixa-alta, alinhada à esquerda, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois. Após a palavra resumo, entre travessões, colocar o título do artigo em português em estilo negrito. O texto do resumo deve iniciar logo após o travessão, contendo de 400 a 700 caracteres com espaços, em um único parágrafo, com fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, alinhamento justificado, entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois.

8.4. na linha subsequente ao texto do resumo inserir a expressão palavras-chave, com fonte Arial, tamanho 10, estilo negrito, caixa-alta, alinhamento esquerdo, entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois. Na linha subsequente colocar de três a cinco palavras-chave com iniciais maiúsculas separadas por ponto. Após as palavras-chave, inserir duas linhas em branco (clique duplo na tecla enter), entre linhas simples, antes de inserir o resumo em língua estrangeira.

8.5. os resumos em língua estrangeira devem ser em espanhol e em inglês, seguindo o padrão do resumo em língua portuguesa, substituindo a palavra resumo por resumen e abstract, respectivamente. O título do artigo deve ser traduzido para as línguas estrangeiras para integrar o resumen e o abstract. Na linha subsequente ao resumen e ao abstract, inserir as palavras palabras clave e keywords, respectivamente, seguindo a formatação das palavras-chave em português;

8.6. separar as palavras-chave em língua estrangeira do corpo do texto por duas linhas em branco (clique duplo na tecla enter) e entrelinhas de 1,5.

8.7. os subtítulos devem usar maiúsculas e minúsculas, fonte Arial, tamanho 12, estilo negrito, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, espaçamento entre parágrafos de 12 pt antes e 12 pt depois.

8.8. o corpo do texto deve usar maiúsculas e minúsculas, fonte Arial, tamanho 12, estilo normal, justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, espaçamento entre parágrafos de 12 pt antes e 12 pt depois e recuo de parágrafo de 1,25 na primeira linha. 

8.9. o artigo completo (incluindo título, autores, resumo, corpo do texto, figuras, referências e notas) deve ter entre 25.000 e 60.000 caracteres com espaços.

8.10. citação direta com até três linhas deve ser entre aspas duplas mantendo a formatação definida para o corpo do texto. Citação direta com mais de três linhas deve ser destacada do corpo do texto com recuo de parágrafo de 4 cm à esquerda, espaço simples, corpo 10, sem aspas.

8.11. aspas duplas são usadas apenas para citações diretas no corpo do texto;

8.12. as citações devem utilizar o sistema de chamada autor-data (Sobrenome do Autor, ano) ou (Sobrenome do Autor, ano, páginas). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data (Sobrenome do Autor, ano, páginas).

8.13. usa-se itálico para palavras estrangeiras, neologismos, para uso particulares e títulos de obras. Não se usa negrito nesses casos;

8.14. usa-se sublinhado apenas para URL;

8.15. as imagens, em formato jpg, png ou gif, resolução mínima de 72 dpi e máxima de 150 dpi, devem ser dispostas no corpo do texto, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com legendas acima e fonte abaixo das imagens, em fonte Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, entrelinhas 1,5 linhas. As imagens devem estar referenciadas no texto com a indicação de Figura 1, Figura 2, etc.;

8.16. no ato da submissão do artigo, a autoria das imagens deve ser incluída apenas se ela não coincidir com a autoria do artigo, de modo a preservar a avaliação cega por pares do trabalho. Caso coincidam, o autor deve suprimir esta informação e incluí-la apenas após a aprovação do artigo, na versão final.

8.17. inserir somente notas de fim explicativas, numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em maiúsculas e minúsculas, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois. Separar as notas de fim das Referências por duas linhas em branco e espaçamento entre linhas de1,5; 

8.18. as referências devem ser apresentadas no final do artigo, precedidas da palavra Referências, listadas em ordem alfabética pelo último sobrenome do autor, incluindo apenas autores e obras citadas no trabalho. Os prenomes dos autores não devem ser abreviados. Devem ser alinhadas à margem esquerda, com espaçamento entre linhas simples, espaçamento entre parágrafos de 0 pt antes e 0 pt depois e separadas entre si por uma linha em branco (um clique na tecla enter). A fonte deve ser Arial, tamanho 10, estilo normal, em maiúsculas e minúsculas. Os títulos das obras devem estar em itálico. A revista não usa o travessão para substituir sobrenome de autor quando repetido.

Exemplos:

Livros:
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Capítulos de livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR/ORGANIZADOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

Periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação, Instituição, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano de publicação.

Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem Abreviatura. Título: subtítulo. Local: Instituição, ano de publicação. Números de páginas. Dissertação (Mestrado em) ou Tese (Doutorado em) — Nome do Programa, Nome da Faculdade e Universidade, Local e Ano da defesa.

Documento eletrônico:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo. Local, data. Disponível em: <>. Acesso em: dd mm (abreviado) aaaa.

Trabalhos de eventos:

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes sem abreviatura. Título: subtítulo. In: NOME DO CONGRESSO, número, ano, local de realização. Título. Local de publicação: Editora, ano. Página inicial e final do trabalho.

Imagem em movimento:

TÍTULO. Subtítulo. Responsável. Local (país), Produtora, Distribuidora, data. Especificação do suporte, som, cor. Título original. Legenda.

 

ENVIO DE ARTIGOS PARA FLUXO CONTÍNUO: CLIQUE AQUI

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. Foram retiradas notas e menções a instituições, grupos ou pesquisas que possam identificar os autores do texto de maneira indireta, garantindo, assim, o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por pares cega.

  2. A contribuição é original e inédita, e o texto não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  3. O arquivo da submissão está em formato .doc ou .rtf

  4. O texto está em espaço 1,5; fonte Arial com 12 pontos; faz uso de aspas e itálico conforme padrão da revista.

  5. O arquivo com o texto tem, em sua primeira folha, o título, o resumo, as palavras-chave, o título em inglês, abstract e keywords.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. As figuras e tabelas estão inseridas no corpo do texto e não ao final e cada uma possui a respectiva legenda centralizada e acima, com a fonte colocada abaixo da figura.
  8. As imagens utilizadas no texto possuem liberação de direitos autorais para publicação ou estão acompanhadas de termo de cessão de direitos autorais em favor do autor do texto ou da revista.
  9. Ao enviar o texto, você aceita as normas da revista e cede os direitos de primeira publicação do trabalho para a Revista GEARTE.
 

Declaração de Direito Autoral

Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.