Teacher training and dissemination of the Triangular Approach at the Center for Support to Culture and Extension in the Promotion of Art in Education at the School of Communications and Arts at the University of São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/2357-9854.125031

Keywords:

Art Education, Triangular Approach, Teaching, Learning

Abstract

The Triangular Approach was published by Ana Mae Barbosa, in 1991, in the book A Imagem no Ensino da Arte. When the book was about to celebrate 10 years of its release, the improvement course “Learning in Contemporary Art and Culture” was offered to cultural teachers and educators at the Center for Support to Culture and Extension in the Promotion of Art in Education, at School of Communications and Arts at the University of São Paulo, NACE-NUPAE. Now, on completing 30 years of this publication, this article brings together: a teacher of this course and a student of the first class, who make their analyzes about classes and activities, mediated by Beatriz Ribeiro.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Minerini Neto, Arteducação Produções — AEP, São Paulo/SP, Brasil

É Doutor em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com residência no Teachers College/Columbia University, em Nova York, e Mestre em Estética e História da Arte pela ECA/USP, com Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, UNAR. É coordenador, professor e autor de material educativo nas áreas de Arte e Educação. Desenvolve pesquisas sobre a História da Arte Moderna e Contemporânea; Arte e Política e História do Ensino da Arte. Trabalha, também, com formação de equipes educacionais para museus e instituições culturais.

Ana Amália Tavares Bastos Barbosa , Arteducação Produções — AEP, São Paulo/SP, Brasil

É artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), em 1991. Também estudou História da Arte, na Texas University at Austin; Design, na School of Visual Arts e Litografia, na Columbia University, em New York/USA. Fundou a empresa AEP - Arteducação Produções, em 2001. É Mestre (2003) e Doutora (2012) em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e concluiu Pós-Doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP), em 2017. Em 2 de julho de 2002 teve um acidente vascular cerebral de tronco e, como sequela, adquiriu a síndrome do locked in, ou seja, ficou tetraplégica, muda e disfágica, mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada. 

Beatriz Ribeiro Correa , Pesquisadora independente

É graduada em Artes Visuais pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU, 2018) com ênfase em Arte/Educação. Membro do coletivo A Ovelha desde 2017, realiza pesquisa nas áreas de História do ensino da Arte, Performance e Experimentação Cênica e História da Arte e da Cultura, com interesse por Moda e diferentes formas de criação e expressão visual.

References

BARBOSA, Ana Amália. Releitura, citação, apropriação ou o quê? In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005, p. 143 – 149.

BARBOSA, Ana Mae. Entrevista à Agência Repórter Social, 2005. In: COSTA, Fábio José Rodrigues da. Didáctica de las artes visuales: una proposición postmoderna. Sevilla: Universidad de Sevilla: Facultad de Ciencias de la Educación, Departamento de Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal, 2007. (Inédito, trad. dos autores).

BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

ESTUDANTES do NACE-NUPAE de 2000. Tomie Ohtake: conversando com os Arte/Educadores. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte, design, educação. São Paulo: Cortez, 2019, p. 405-419.

COSTELLA, Antonio. Para apreciar a Arte: roteiro didático. São Paulo: Senac, 2017.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LOURENZI, Hercílio (ed.). Como grafitar. São Paulo: Editora Escala, nº 1, s/d.

MAIURI, Tânia Paiva Navarro; MINERINI NETO, José; MOLFI, José Márcio Viezzi e PONCIANO, Leda Maria do Nascimento. Proposta de arte-educação em galerias de arte. São Paulo: NACE-NUPAE, ECA/USP, 2000 (inédito).

MINERINI NETO, José. Abordagens triangulares: reflexões sobre a aprendizagem triangular da arte. In: AZEVEDO, Fernando Gonçalves de e CUNHA, Fernanda Pereira da (org.). Revista GEARTE: Abordagem Triangular: territórios e perspectivas arte/educativas. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017, v. 4 nº 2, p. 258 - 268. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/71899. Acesso em: 30 mai.2022.

NACE-NUPAE. Relatório das atividades do NACE-NUPAE – ECA-USP biênio: 1999-2001. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes: Pró-reitoria da cultura extensão universitária – Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Promoção da Arte na Educação, 2001, p. 10 (inédito).

NACE-NUPAE. Programa do curso de aperfeiçoamento “Aprendizagem da Arte e Cultura Contemporânea”: Ementa/Disciplinas. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, NACE-NUPAE, 2000, sem paginação.

NAKASHATO, Guilherme. Das estradas e dos desvios: o Curso de Especialização em Arte/Educação da ECA/USP (tese de doutorado). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07072017-144537/pt-br.php. Acesso em: 23 mai.2022.

OTT, Robert William. Ensinando crítica nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Arte-Educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1999. pp. 113–141.

PARSONS, Michael J. Compreender a arte: uma abordagem à experiência estética do pondo de vista do desenvolvimento cognitivo. Lisboa: Presença 1992.

Published

2022-08-15

How to Cite

MINERINI NETO, José; BARBOSA , Ana Amália Tavares Bastos; CORREA , Beatriz Ribeiro. Teacher training and dissemination of the Triangular Approach at the Center for Support to Culture and Extension in the Promotion of Art in Education at the School of Communications and Arts at the University of São Paulo. Revista GEARTE, [S. l.], v. 9, 2022. DOI: 10.22456/2357-9854.125031. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/125031. Acesso em: 28 aug. 2025.

Issue

Section

Dossier Triangular Approach: 30 years