Sobre a Revista

Foco e Escopo

Revista GEARTE é uma publicação eletrônica de caráter acadêmico-científico, editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tem como propósito divulgar a produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros no campo do Ensino de Artes Visuais que enfocam as relações entre educação, arte, linguagem e tecnologia, em diálogo com diferentes aportes teóricos, visando enriquecer a discussão interdisciplinar do conhecimento nas áreas de Educação e de Artes Visuais.  

Publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos, bem como resultados de Investigação Baseada nas Artes (Investigación Basada en las Artes – IBA; Arts-Based Research – ABR; Pesquisa Educacional Baseada em Arte – Arts-Based Educational Research – ABER).

Os artigos devem ter no máximo quatro autores, sendo pelo menos um deles com título de doutor. Publica, também, Ensaios Visuais, depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos e entrevistas (transcritas, somente em áudio ou em vídeo).

A revista é uma publicação de fluxo contínuo com um volume anual de artigos, que poderão ser reunidos em seções temáticas ao longo do ano conforme decisão da Equipe Editorial. Aceitam-se propostas de dossiês e seções temáticas, por pesquisadores ou a partir de chamada específica, as quais serão avaliadas conforme as normas da Revista.

Processo de Avaliação pelos Pares

Revista GEARTE aceita para publicação tanto artigos acadêmico-científicos e resultados de Investigação Baseada nas Artes (IBA), quanto propostas de dossiês ou seções temáticas.

Recusa trabalhos fora das normas de submissão da Revista GEARTE; com muitos erros de linguagem; que sejam relatos de experiências sem uma reflexão teórica; apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; textos sem consistência teórica; ou ainda que estejam fora da área das artes visuais e da interface com a educação.

Os textos devem ser submetidos pelo autor diretamente no site da Revista, sendo condição para a avaliação cega por pares também o preenchimento de todas as informações solicitadas identificando autor e coautores se houver: nome completo do autor; endereço postal com cidade, estado e país; telefone; e-mail; endereço eletrônico do Currículo Lattes, ORCID ou equivalente; biografia (até cinco linhas), enfatizando a filiação institucional e sua sigla, as formações acadêmicas e artísticas, agência de financiamento. Esses dados não devem constar no arquivo do texto submetido, mas informados no cadastro como parte da submissão.

O processo de avaliação é realizado através da avaliação cega por pares, na qual o trabalho submetido é encaminhado, sem referência ao autor, a dois avaliadores, garantindo-se o anonimato de ambas as partes, isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor. Nesse procedimento, pelo menos dois especialistas de Estados ou países diferentes do Estado ou país do autor farão a análise do trabalho. Privilegia-se, assim, a diversidade geográfica de autores, bem como de pareceristas.

A avaliação tanto dos trabalhos individuais como daqueles dos dossiês ou seções temáticas compreende três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contrassenso na avaliação; após, enviam aos autores os textos aos quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações, como condição para publicação. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. Os autores receberão, no endereço de e-mail informado como contato principal ao submeter o texto, o resultado da análise acompanhada dos pareceres.

Os trabalhos serão considerados aprovados quando obtiverem dois pareceres positivos atendendo a quatro critérios de arbitragem principais: (1) reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas da área; (2) interesse, relevância e originalidade do texto; (3) adequação linguística; (4) formatação, indicação de fontes e autores citados de acordo com modelo de submissão. Qualquer uma das hipóteses de não adequação é justificada por um parecer descritivo. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, com tanto que tenham sido ampliados e revistos.

A proposta de dossiê ou seção temática pode ser feita, a qualquer tempo, por um pesquisador com doutorado, ou grupo de até três pesquisadores doutores de instituições diferentes. O organizador é responsável pelo convite a pesquisadores-autores da área temática do dossiê para que enviem artigos. São condições para a publicações do dossiê enviar para a Equipe Editorial (gearterevista@gmail.com): no mínimo, dois artigos de autor estrangeiro e no mínimo outros oito textos de autores vinculados a diferentes instituições de diversas regiões brasileiras ou países. O organizador, ao propor o dossiê ou seção temática à Equipe Editorial, fará uma descrição sucinta do tema incluindo objetivos e enfoque pretendido que constará do convite-chamada para publicação no dossiê ou seção temática também divulgado no site da Revista. Os artigos deverão ser submetidos pelo site e serão avaliados por pareceristas, seguindo os trâmites da Revista.

A Equipe Editorial avaliará a proposição considerando: 1) a inserção acadêmica do grupo de organizadores; 2) a relevância e coerência do tema dentro do Foco e Escopo da Revista. A publicação seguirá os prazos estabelecidos pela Equipe Editorial.

A revista pode, ainda, no sentido de incitar determinadas temáticas, convidar pesquisadores para enviar textos, em proporção bem inferior aos textos avaliados para o dossiê ou seção temática e sob a condição de se tratar de contribuição importante para a área. Os depoimentos verbo-visuais, os ensaios visuais e as entrevistas em áudio serão avaliados pela Equipe Editorial.

Periodicidade

A Revista GEARTE, de 2014 a 2021, foi quadrimestral, publicando um volume anual, composto por três números, os quais estão organizados em torno de uma temática. 

A partir de 2022 os trabalhos aprovados estão sendo publicados na modalidade contínua em um volume anual não mais constituído por três números, podendo acolher dossiês e seções temáticas. A publicação contínua visa agilizar a divulgação do conhecimento produzido na área de escopo da Revista.

Todos os trabalhos, incluindo os dossiês e as seções temáticas, seguirão fluxo de submissão, avaliação e publicação conforme decisão da Equipe Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação dos trabalhos.

Conflito de Interesse

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. 

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a Equipe Editorial da Revista.

Política de Plágio

A Revista utiliza as seguintes ferramentas de detecção de plágio: 

Princípios Éticos e Procedimentos para Evitar Más Práticas na Produção Científica

1) Da responsabilidade dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

2) Do processo de avaliação

- Todo o conteúdo da revista é submetido à revisão por pares pelo método de avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.

- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.

3) Da Ética na Publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa será imediatamente averiguada.

- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.

- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.

4) Dos Direitos de Autor e do Acesso Universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.

- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Dos demais princípios

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorais e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.

- Esta revista publica na modalidade contínua, um número anual que poderá incluir dossiês e seções temáticas.

- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.

 

Pareceristas ad-hoc 2016-2017

Anna Rita Araújo — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil

Ângela Pohlmann — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil

Camila Monteiro Schenkel — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Celso Vitelli —Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Cristian Poletti Mossi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Evelise Anicet — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Fernanda Pereira da Cunha — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo — Universidade Federal de Pernambuco – Caruaru/PE, Brasil

Gabriela Bon — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Gabriela Botelho Mager — Universidade do Estado de Santa Catarina —Florianópolis/SC, Brasil

Gilvânia Maurício Dias Pontes — Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Natal/RN, Brasil

José Minerini — Centro Educacional Objetivo — São Paulo/SP, Brasil

Larissa Zanin — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil

Leda Maria de Barros Guimarães — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil

Lívia Marques Carvalho— Universidade Federal da Paraíba — João Pessoa/PB, Brasil

Luciana Gruppelli Loponte — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Maria Isabel Petry Kehrwald — Fundação Municipal de Artes de Montenegro — Montenegro/RS, Brasil

Maria Helena Wagner Rossi — Universidade de Caxias do Sul — Caxias do Sul/RS, Brasil

Marilda Oliveira de Oliveira — Universidade Federal de Santa Maria — Santa Maria/RS, Brasil

Marília Forgearini Nunes — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Marion Divério Faria Pozzi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Mirian Celeste Martins — Universidade Presbiteriana Mackenzie — São Paulo/SP, Brasil

Moema Lúcia Martins Rebouças — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil

Murilo Scoz — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil

Nadja de Carvalho Lamas — Universidade da Região de Joinville — Joinville/SC, Brasil

Paola Zordan — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Paula Mastroberti — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Regina Maria Varini Mutti — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Rejane Reckziegel Ledur — Universidade Luterana do Brasil — Canoas/RS, Brasil

Rita Bredariolli — Universidade do Estado de São Paulo — São Paulo/SP, Brasil

Rita Inês Petrykowski Peixe — Instituto Federal de Santa Catarina — Camboriú/SC, Brasil

Rosângela Fachel de Medeiros — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Frederico Westphalen, RS, Brasil

Ruth Lerm — Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense — Pelotas/RS, Brasil

Sandra Regina Ramalho e Oliveira — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil

Sandra Regina Simonis Richter — Universidade de Santa Cruz do Sul — Santa Cruz do Sul/RS, Brasil

Solange de Fátima Gabre — Secretaria Municipal de Educação de Curitiba — Curitiba/PR, Brasil

Sônia Tramujas Vasconcellos — Universidade Federal do Paraná — Curitiba/PR, Brasil

Umbelina Duarte Barreto — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Úrsula Rosa — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil

Pareceristas ad-hoc 2018-2019

Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães — Universidade Federal do Pará — Belém/PA, Brasil

Andrea Hofstaetter — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Ângela Pohlmann — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil

Celso Vitelli —Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Cristian Poletti Mossi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Cristiano Bedin da Costa — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Eduarda Azevedo Gonçalves — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil

Evelise Rüthschilling — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Fabiane Villela Marroni — Universidade Católica de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil

Fernanda Pereira da Cunha — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil

Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo — Universidade Federal de Pernambuco – Caruaru/PE, Brasil

Flávia Maria Cunha Bastos — University of Cincinnati — Cincinnati, Estados Unidos da América do Norte

Gilvânia Maurício Dias Pontes — Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Natal/RN, Brasil

Luciana Gruppelli Loponte — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Maria Isabel Petry Kehrwald — Fundação Municipal de Artes de Montenegro — Montenegro/RS, Brasil

Maria Helena Wagner Rossi — Universidade de Caxias do Sul — Caxias do Sul/RS, Brasil

Marília Forgearini Nunes — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Marion Divério Faria Pozzi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Moema Lúcia Martins Rebouças — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil

Paola Zordan — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil

Rejane Reckziegel Ledur — Universidade Luterana do Brasil — Canoas/RS, Brasil

Rita Inês Petrykowski Peixe — Instituto Federal de Santa Catarina — Camboriú/SC, Brasil

Rosana Fachel de Medeiros — Secretaria Municipal de Educação de Canoas — Canoas/RS, Brasil

Rosângela Fachel de Medeiros — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Frederico Westphalen/RS, Brasil

Ruth Lerm — Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense — Pelotas/RS, Brasil

Sandra Regina Ramalho e Oliveira — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil

Sandra Regina Simonis Richter — Universidade de Santa Cruz do Sul — Santa Cruz do Sul/RS, Brasil

Silvia Pillotto — Universidade da Região de Joinville — Joinville/SC, Brasil

Solange de Fátima Gabre — Secretaria Municipal de Educação de Curitiba — Curitiba/PR, Brasil

Umbelina Duarte Barreto — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil