Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista GEARTE é uma publicação eletrônica de caráter acadêmico-científico, editada pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Tem como propósito divulgar a produção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros no campo do Ensino de Artes Visuais que enfocam as relações entre educação, arte, linguagem e tecnologia, em diálogo com diferentes aportes teóricos, visando enriquecer a discussão interdisciplinar do conhecimento nas áreas de Educação e de Artes Visuais.
Publica artigos inéditos em português, espanhol e inglês decorrentes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões e debates contemporâneos, bem como resultados de Investigação Baseada nas Artes (Investigación Basada en las Artes – IBA; Arts-Based Research – ABR; Pesquisa Educacional Baseada em Arte – Arts-Based Educational Research – ABER).
Os artigos devem ter no máximo quatro autores, sendo pelo menos um deles com título de doutor. Publica, também, Ensaios Visuais, depoimentos verbo-visuais, ensaios poéticos e entrevistas (transcritas, somente em áudio ou em vídeo).
A revista é uma publicação de fluxo contínuo com um volume anual de artigos, que poderão ser reunidos em seções temáticas ao longo do ano conforme decisão da Equipe Editorial. Aceitam-se propostas de dossiês e seções temáticas, por pesquisadores ou a partir de chamada específica, as quais serão avaliadas conforme as normas da Revista.
Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista GEARTE aceita para publicação tanto artigos acadêmico-científicos e resultados de Investigação Baseada nas Artes (IBA), quanto propostas de dossiês ou seções temáticas.
Recusa trabalhos fora das normas de submissão da Revista GEARTE; com muitos erros de linguagem; que sejam relatos de experiências sem uma reflexão teórica; apenas projetos de pesquisa ou relatórios; somente revisão de literatura; textos sem consistência teórica; ou ainda que estejam fora da área das artes visuais e da interface com a educação.
Os textos devem ser submetidos pelo autor diretamente no site da Revista, sendo condição para a avaliação cega por pares também o preenchimento de todas as informações solicitadas identificando autor e coautores se houver: nome completo do autor; endereço postal com cidade, estado e país; telefone; e-mail; endereço eletrônico do Currículo Lattes, ORCID ou equivalente; biografia (até cinco linhas), enfatizando a filiação institucional e sua sigla, as formações acadêmicas e artísticas, agência de financiamento. Esses dados não devem constar no arquivo do texto submetido, mas informados no cadastro como parte da submissão.
O processo de avaliação é realizado através da avaliação cega por pares, na qual o trabalho submetido é encaminhado, sem referência ao autor, a dois avaliadores, garantindo-se o anonimato de ambas as partes, isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor. Nesse procedimento, pelo menos dois especialistas de Estados ou países diferentes do Estado ou país do autor farão a análise do trabalho. Privilegia-se, assim, a diversidade geográfica de autores, bem como de pareceristas.
A avaliação tanto dos trabalhos individuais como daqueles dos dossiês ou seções temáticas compreende três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contrassenso na avaliação; após, enviam aos autores os textos aos quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações, como condição para publicação. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. Os autores receberão, no endereço de e-mail informado como contato principal ao submeter o texto, o resultado da análise acompanhada dos pareceres.
Os trabalhos serão considerados aprovados quando obtiverem dois pareceres positivos atendendo a quatro critérios de arbitragem principais: (1) reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas da área; (2) interesse, relevância e originalidade do texto; (3) adequação linguística; (4) formatação, indicação de fontes e autores citados de acordo com modelo de submissão. Qualquer uma das hipóteses de não adequação é justificada por um parecer descritivo. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, com tanto que tenham sido ampliados e revistos.
A proposta de dossiê ou seção temática pode ser feita, a qualquer tempo, por um pesquisador com doutorado, ou grupo de até três pesquisadores doutores de instituições diferentes. O organizador é responsável pelo convite a pesquisadores-autores da área temática do dossiê para que enviem artigos. São condições para a publicações do dossiê enviar para a Equipe Editorial (gearterevista@gmail.com): no mínimo, dois artigos de autor estrangeiro e no mínimo outros oito textos de autores vinculados a diferentes instituições de diversas regiões brasileiras ou países. O organizador, ao propor o dossiê ou seção temática à Equipe Editorial, fará uma descrição sucinta do tema incluindo objetivos e enfoque pretendido que constará do convite-chamada para publicação no dossiê ou seção temática também divulgado no site da Revista. Os artigos deverão ser submetidos pelo site e serão avaliados por pareceristas, seguindo os trâmites da Revista.
A Equipe Editorial avaliará a proposição considerando: 1) a inserção acadêmica do grupo de organizadores; 2) a relevância e coerência do tema dentro do Foco e Escopo da Revista. A publicação seguirá os prazos estabelecidos pela Equipe Editorial.
A revista pode, ainda, no sentido de incitar determinadas temáticas, convidar pesquisadores para enviar textos, em proporção bem inferior aos textos avaliados para o dossiê ou seção temática e sob a condição de se tratar de contribuição importante para a área. Os depoimentos verbo-visuais, os ensaios visuais e as entrevistas em áudio serão avaliados pela Equipe Editorial.
Periodicidade
A Revista GEARTE, de 2014 a 2021, foi quadrimestral, publicando um volume anual, composto por três números, os quais estão organizados em torno de uma temática.
A partir de 2022 os trabalhos aprovados estão sendo publicados na modalidade contínua em um volume anual não mais constituído por três números, podendo acolher dossiês e seções temáticas. A publicação contínua visa agilizar a divulgação do conhecimento produzido na área de escopo da Revista.
Todos os trabalhos, incluindo os dossiês e as seções temáticas, seguirão fluxo de submissão, avaliação e publicação conforme decisão da Equipe Editorial.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Não há taxas para submissão, avaliação ou publicação dos trabalhos.
Fontes Indexadoras
- CiteFactor - Academic Scientific Journals
- DOAJ (Directory of Open Access Journals)
- ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences
- IRESIE. Base de datos sobre Educación - IISUE, UNAM
- Open Academic Journals Index (OAJI)
- Public Knowledge Project (PKP Index)
- REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
- Ulrich's Periodicals Directory
- Diadorim: diretório de políticas editoriais de revistas científicas brasileiras
Conflito de Interesse
Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.
Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a Equipe Editorial da Revista.
Política de Plágio
Princípios Éticos e Procedimentos para Evitar Más Práticas na Produção Científica
1) Da responsabilidade dos autores
- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.
- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.
- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.
- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.
- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.
- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, é obrigatória a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.
2) Do processo de avaliação
- Todo o conteúdo da revista é submetido à revisão por pares pelo método de avaliação por pares duplo-cego.
- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo. Esse processo está claramente descrito no nosso site.
- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliado.
- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.
- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.
- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.
- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas de revisão antiplágio.
- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.
- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.
- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.
- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão.
3) Da Ética na Publicação
- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.
- Em nenhum caso, incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.
- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa será imediatamente averiguada.
- A revista publica erratas para corrigir artigos quando necessário.
- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retrações e desculpas quando necessário.
4) Dos Direitos de Autor e do Acesso Universal
- As licenças usadas pelo periódico estão descritas neste site.
- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.
5) Dos demais princípios
- As informações sobre a propriedade, os direitos autorais e/ou gestão da revista estão claramente indicados no menu “sobre” no site da revista.
- Esta revista publica na modalidade contínua, um número anual que poderá incluir dossiês e seções temáticas.
- Este periódico não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação, mas pode requerer a tradução do artigo a ser enviada pelo próprio autor.
Pareceristas ad-hoc 2016-2017
Anna Rita Araújo — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil
Ângela Pohlmann — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil
Camila Monteiro Schenkel — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Celso Vitelli —Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Cristian Poletti Mossi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Evelise Anicet — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Fernanda Pereira da Cunha — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil
Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo — Universidade Federal de Pernambuco – Caruaru/PE, Brasil
Gabriela Bon — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Gabriela Botelho Mager — Universidade do Estado de Santa Catarina —Florianópolis/SC, Brasil
Gilvânia Maurício Dias Pontes — Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Natal/RN, Brasil
José Minerini — Centro Educacional Objetivo — São Paulo/SP, Brasil
Larissa Zanin — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil
Leda Maria de Barros Guimarães — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil
Lívia Marques Carvalho— Universidade Federal da Paraíba — João Pessoa/PB, Brasil
Luciana Gruppelli Loponte — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Maria Isabel Petry Kehrwald — Fundação Municipal de Artes de Montenegro — Montenegro/RS, Brasil
Maria Helena Wagner Rossi — Universidade de Caxias do Sul — Caxias do Sul/RS, Brasil
Marilda Oliveira de Oliveira — Universidade Federal de Santa Maria — Santa Maria/RS, Brasil
Marília Forgearini Nunes — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Marion Divério Faria Pozzi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Mirian Celeste Martins — Universidade Presbiteriana Mackenzie — São Paulo/SP, Brasil
Moema Lúcia Martins Rebouças — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil
Murilo Scoz — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil
Nadja de Carvalho Lamas — Universidade da Região de Joinville — Joinville/SC, Brasil
Paola Zordan — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Paula Mastroberti — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Regina Maria Varini Mutti — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Rejane Reckziegel Ledur — Universidade Luterana do Brasil — Canoas/RS, Brasil
Rita Bredariolli — Universidade do Estado de São Paulo — São Paulo/SP, Brasil
Rita Inês Petrykowski Peixe — Instituto Federal de Santa Catarina — Camboriú/SC, Brasil
Rosângela Fachel de Medeiros — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Frederico Westphalen, RS, Brasil
Ruth Lerm — Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense — Pelotas/RS, Brasil
Sandra Regina Ramalho e Oliveira — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil
Sandra Regina Simonis Richter — Universidade de Santa Cruz do Sul — Santa Cruz do Sul/RS, Brasil
Solange de Fátima Gabre — Secretaria Municipal de Educação de Curitiba — Curitiba/PR, Brasil
Sônia Tramujas Vasconcellos — Universidade Federal do Paraná — Curitiba/PR, Brasil
Umbelina Duarte Barreto — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Úrsula Rosa — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil
Pareceristas ad-hoc 2018-2019
Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães — Universidade Federal do Pará — Belém/PA, Brasil
Andrea Hofstaetter — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Ângela Pohlmann — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil
Celso Vitelli —Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Cristian Poletti Mossi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Cristiano Bedin da Costa — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Eduarda Azevedo Gonçalves — Universidade Federal de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil
Evelise Rüthschilling — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Fabiane Villela Marroni — Universidade Católica de Pelotas — Pelotas/RS, Brasil
Fernanda Pereira da Cunha — Universidade Federal de Goiás — Goiânia/GO, Brasil
Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo — Universidade Federal de Pernambuco – Caruaru/PE, Brasil
Flávia Maria Cunha Bastos — University of Cincinnati — Cincinnati, Estados Unidos da América do Norte
Gilvânia Maurício Dias Pontes — Universidade Federal do Rio Grande do Norte — Natal/RN, Brasil
Luciana Gruppelli Loponte — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Maria Isabel Petry Kehrwald — Fundação Municipal de Artes de Montenegro — Montenegro/RS, Brasil
Maria Helena Wagner Rossi — Universidade de Caxias do Sul — Caxias do Sul/RS, Brasil
Marília Forgearini Nunes — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Marion Divério Faria Pozzi — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Moema Lúcia Martins Rebouças — Universidade Federal do Espírito Santo — Vitória/ES, Brasil
Paola Zordan — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil
Rejane Reckziegel Ledur — Universidade Luterana do Brasil — Canoas/RS, Brasil
Rita Inês Petrykowski Peixe — Instituto Federal de Santa Catarina — Camboriú/SC, Brasil
Rosana Fachel de Medeiros — Secretaria Municipal de Educação de Canoas — Canoas/RS, Brasil
Rosângela Fachel de Medeiros — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões — Frederico Westphalen/RS, Brasil
Ruth Lerm — Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense — Pelotas/RS, Brasil
Sandra Regina Ramalho e Oliveira — Universidade do Estado de Santa Catarina — Florianópolis/SC, Brasil
Sandra Regina Simonis Richter — Universidade de Santa Cruz do Sul — Santa Cruz do Sul/RS, Brasil
Silvia Pillotto — Universidade da Região de Joinville — Joinville/SC, Brasil
Solange de Fátima Gabre — Secretaria Municipal de Educação de Curitiba — Curitiba/PR, Brasil
Umbelina Duarte Barreto — Universidade Federal do Rio Grande do Sul — Porto Alegre/RS, Brasil