Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2357-9854.123537Palavras-chave:
Formação de professores, Práticas docentes, Artes visuais, Didática, InfânciaResumo
O estudo que ora apresentamos visa contribuir para um entendimento mais profundo das experiências em artes visuais proporcionadas aos futuros educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos), no âmbito da sua formação inicial, em Portugal e no Brasil. De natureza qualitativa, assente no método de estudo de caso múltiplo, esta investigação recorre a um questionário aplicado a 20 formadores, com duas categorias: percepções das artes visuais e práticas docentes. A triangulação dos resultados aponta para uma oscilação entre discursos formalista-cognitivos e expressivo-psicanalíticos, aquando da análise das concepções subjacentes aos propósitos das artes visuais (primeira questão) e aos fatores justificativos da sua aprendizagem na infância (segunda questão) apresentados, que logo foi contrabalançada pelas práticas eminentemente sócio-construtivistas, algumas delas com traços pós-modernistas, descritas pelos formadores. De acordo com as metodologias ativas e colaborativas, assentes na reflexão e no diálogo (e até mesmo na investigação na e sobre a prática), a que maioria dos formadores recorre na sua prática docente, em unidades curriculares de artes visuais de cursos de formação inicial no Brasil e em Portugal, o perfil de educador/professor promovido inscreve-se num paradigma reflexivo, crítico e socialmente comprometido.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BARKAN, Manuel. The education of European art teachers. Journal of Art Education, v. 18, n. 6, p. 9-15, 1965.
DAY, Michael. Preparing teachers of art. Reston: National Art Education Association, 1997.
DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Manual de investigación cualitativa. El campo de la investigación cualitativa. Barcelona: Gedisa, 2012.
EFLAND, Arthur. D. The school art style: a functional analysis. Studies in Art Education, v. 17, n. 2, p. 37-44, 1976.
EFLAND, Arthur. D. Change in the conceptions of art teaching. In: NEPERUD, Ronald W. (Ed.). Context, content and community in art education: beyond post modernism. New York: Teachers College Press, 1995. p. 25-40.
FLICK, Uwe. El diseño de la investigación cualitativa. Madrid: Ediciones Morata, 2015.
GRAUER, Kit. Walking the talk: the challenge of pedagogical content in art teacher education. In: IRWIN, Rita L; GRAUER, Kit; EMME, Michael. (Eds.). Readings in Canadian Art Teacher Education. Canadian Society for Education through Art, p. 73-80, 1997.
GRAUER, Kit. Beliefs of pre-service teachers towards art education. Studies in Art Education, v. 39, n. 4, p. 350-370, 1998.
IAVELBERG, Rosa. O desenho cultivado das crianças: prática e formação de educadores. 3.ª edição. Porto Alegre: Zouk, 2021.
KATAYAMA, Roberto. Introducción a la investigación cualitativa: fundamentos, métodos, estrategias y técnicas. Lima: Fondo Editorial de la UIGV, 2014.
LORTIE, Dan. Schoolteacher: A sociological study. Chicago: University of Chicago Press, 1975.
MARÍN-VIADEL, Ricardo. Clasificaciones, etapas y modelos en la historia de la educación artística. In: HERNÁNDEZ, Fernando; MARÍN-VIADEL, Ricardo (Coord.). Actas da III Jornadas d’História de l’Educación Artística. Barcelona: Impressions Belles Arts, 1996. p. 23-27.
MASON, Robert. Working topic: training of teachers/professors: ideas for discussion. Documento de trabalho. UNESCO, LEA International, 2004.
NÓVOA, Antônio. Entrevista intitulada O professor pesquisador e reflexivo. Programa Salto para o futuro, TVEscola Brasil, 13 de setembro, 2001.
OLIVEIRA, Mônica. A arte contemporânea para uma pedagogia crítica. Lisboa: Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual, 2015.
PESSÔA, L. C., PEREIRA, A. L., VIEIRA, A. L. S. F. e ALMEIDA, Laurinda. R. O trabalho colaborativo na formação de formadores: Perspectivas para o desenvolvimento profissional no contexto de atuação. In FLORES, M. A.; COUTINHO, C. (Orgs.), Formação e Trabalho Docente: Tendências e Desafios Atuais, v. 1. De Facto Editores, 2014.
ROCHA, M. Educação em arte - concepções e práticas: um estudo sobre o acto educativo de professores do 2º ciclo do ensino básico. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação e Desenvolvimento, apresentada à Universidade Nova de Lisboa pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2001.
SOUSA, Ana. Desenho como uma criança de 5 anos; Traços e traumas na formação de educadoras de infância / professoras do primeiro ciclo. Revista Matéria-Prima, v. 6, n. 3, p. 119-132, 2018.
TORRES-SANTOMÉ, Jurjo. El curriculum oculto. 8.ª edição.Lisboa: Ediciones Morata, 2005.
ZEICHNER, Kenneth. Alternative paradigms of teacher education. Journal of Teacher Education, v. 34, n. 3, p. 3- 9, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista GEARTE e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.
Ao submeter um artigo à Revista GEARTE e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista GEARTE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença de Atribuição Creative Commons CC BY 4.0; os autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online em repositórios institucionais/disciplinares ou na sua página pessoal.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons 4.0 Internacional.