Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski

Autores

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Consciência, Generalização, Humanização.

Resumo

Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP

Amabriane da Silva Oliveira Shimite é doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, câmpus Marília/SP. Bolsista CAPES. Atua em trabalhos com a temática: deficiência e Ensino Superior. Possui experiência como docente no Ensino Superior, responsável pelo atendimento educacional especializado e pela elaboração de materiais adaptados para a estudantes com deficiência visual. É membro do grupo de pesquisa Trabalho, Deficiência e Saúde.

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP

Fabiana Oliveira Koga é doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, câmpus Marília/SP. Durante o mestrado foi bolsista CNPq e, no doutorado foi bolsista FAPESP. É autora do livro “Precocidade e Superdotação Musical” e autora, com o apoio da FAPESP, do “Protocolo para Screening de Habilidades Musicais”. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH).

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Shimite, A. da S. O., & Koga, F. O. (2020). Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski. Educação & Realidade, 45(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/97992

Edição

Seção

Artigos