Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil
Palavras-chave:
Cidadania. Escolarização. Educação Patrimonial. Diversidade Cultural.Resumo
O artigo visa reconstruir a trajetória da educação patrimonial nas políticas brasileiras de escolarização a fim de compreender os deslocamentos em seus conteúdos político-culturais, de um modelo de educação centrado na formulação ideológica de uma unidade nacional para um estatuto erigido sob a égide da diversidade cultural. A partir de análise documental, conclui que os sentidos atribuídos à educação patrimonial acompanham uma tendência à patrimonialização das diferenças, mediante o reconhecimento de atores e grupos sociais não incorporados às políticas. Contudo, sua presença nesse contexto ainda é bastante periférica, tendo em vista os diversos interesses socioeconômicos em disputa na definição de patrimônio e em suas práticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-04-05
Como Citar
Silva, R. M. D. da. (2016). Educação Patrimonial e Políticas de Escolarização no Brasil. Educação &Amp; Realidade, 41(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55022
Edição
Seção
Políticas Públicas de Educação