Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação

Autores

Palavras-chave:

Educação, Metodologia, Teoria Fundamentada

Resumo

A teoria fundamentada é pouco utilizada nas pesquisas em educação e apresenta diferentes modos de interpretação, de acordo com a vertente (straussiana ou construtivista). Este artigo questiona como caracterizar os passos da Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) e as possíveis aplicações na pesquisa em educação, limitando-se a descrever os passos para coletar e analisar os dados na pesquisa realizada com a teoria fundamentada. Para isso, utilizou-se base teórico-exploratória, por possibilitar um aprofundamento do objeto de estudo e o estabelecimento de bases para futuras pesquisas. A experiência vivida com essa metodologia permitiu fazer a comunicação de maneira refletida, que poderá ser de grande valia para os pesquisadores na área da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Liz Prigol, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Edna Liz Prigol é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e bolsista de pós-doutorado (CAPES) em Educação na mesma universidade. 

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Marilda Aparecida Behrens é pós-doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e é professora titular na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2019-10-04

Como Citar

Prigol, E. L., & Behrens, M. A. (2019). Teoria Fundamentada: metodologia aplicada na pesquisa em educação. Educação & Realidade, 44(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84611

Edição

Seção

Artigos