Discursos e Práticas na Inclusão de Índios Surdos em Escolas Diferenciadas Indígenas

Autores

  • Marilda Moraes Garcia Bruno Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS
  • Luciana Lopes Coelho Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena. Educação Especial. Surdez.

Resumo

A interface entre a educação especial e a educação escolar indígena é um campo novo e complexo de investigação, traça fronteiras ainda não definidas entre dois campos de conhecimento em constituição. Este trabalho investigou os discursos acerca da educação diferenciada indígena, educação inclusiva e educação de pessoas surdas, bem como registrou a percepção da efetivação das políticas educacionais na fala dos profissionais que atuam nas escolas indígenas. As análises, além de situar o indígena surdo em uma cultura diferenciada, permitiram identificar as dificuldades, possibilidades e necessidades específicas e de comunicação no ambiente escolar. Os resultados apontaram a necessidade de criação de espaços de diálogo junto à comunidade escolar indígena, para que a questão da educação de pessoas surdas seja discutida e construída coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Moraes Garcia Bruno, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Marilda Moraes Garcia Bruno é professora associada e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), atuando na Linha de Pesquisa Educação e Diversidade. Líder do GEPEI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Inclusiva) da UFGD. Doutora em Educação Brasileira   pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP – Marília).

Luciana Lopes Coelho, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados/MS

Luciana Lopes Coelho é professora assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), nas áreas de Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Mestre e doutoranda em Educação pelo PPGEdu/UFGD. Especialista em Formação de Profissionais da Educação e graduada em Psicologia. Participa desde 2008 do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da UFGD. É proficiente no uso, ensino e tradução da Libras.

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Bruno, M. M. G., & Coelho, L. L. (2016). Discursos e Práticas na Inclusão de Índios Surdos em Escolas Diferenciadas Indígenas. Educação & Realidade, 41(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61084

Edição

Seção

Educação de Surdos