Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo

Autores

  • Paulo Afranio Sant’Anna Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG
  • Luiz Otávio Costa Marques Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

Palavras-chave:

Formação do Professor. Pibid. Educação do Campo. Práticas Pedagógicas.

Resumo

O presente artigo configura-se como relato de experiência de procedimento descritivo-analítico. Ao discutir a formação do professor da educação básica no Brasil, destaca a necessidade do diálogo entre os processos formativos e o contexto das escolas públicas. Apresenta o Pibid como uma alternativa para o desenvolvimento de parte da trajetória formativa do docente nas escolas públicas. Diferencia o Pibid Diversidade como demanda das escolas do campo e indígena que visa fortalecer a construção de práticas pedagógicas em parceria com os sujeitos do campo. Discute o potencial desse programa para fortalecer o projeto de Educação do Campo em construção no país. Apresenta os resultados de um projeto desenvolvido na comunidade Santa Luzia, MG.

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Biografia do Autor

Paulo Afranio Sant’Anna, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

É professor adjunto da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM. Mestre e doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Faz parte do corpo Permanente do Mestrado Profissional Educação e Saúde da UFVJM e é professor colaborador do Mestrado Profissional PROMESTRE da UFMG. É coordenador institucional do Pibid Diversidade
da UFVJM. 

Luiz Otávio Costa Marques, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina/MG

É professor de língua inglesa da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais. Graduado e mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu programas de formação de professores de língua inglesa sob a ótica das teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos. Participou dos grupos de pesquisa Ensinar no Vale e Novos Letramentos em Língua Inglesa, cadastrados no CNPq. É coordenador de área do subprojeto Pibid Diversidade da UFVJM.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

Sant’Anna, P. A., & Marques, L. O. C. (2015). Pibid Diversidade e a Formação de Educadores do Campo. Educação & Realidade, 40(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45795

Edição

Seção

Educação do Campo