Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB)

Autores

  • Ana Paula Couceiro Figueira Universidade de Coimbra (UC), Coimbra – Portugal

Palavras-chave:

Avaliação. Intervenção. Dinâmica. Autêntica. Vygotsky.

Resumo

Pretende equacionar-se as potencialidades da avaliação/intervenção dinâmica em contexto psicológico, neuropsicológico e educacional, ou seja, o seu valor interno bruto, não olvidando as suas limitações e constrangimentos, aventando-se a possibilidade de atualização em concomitância com outras modalidades. Não sendo uma estratégia nova, julgada passível de utilização, sugere-se o retorno a Vygotsky e a revisão do percebido parente mais pobre destas áreas de análise. Neste contexto, revemos os conceitos de ajuda, os andaimes, a aprendizagem recíproca e por pares, as vantagens da interação na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Couceiro Figueira, Universidade de Coimbra (UC), Coimbra – Portugal

Professora auxiliar na Universidade de Coimbra-Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Atua na área de Psicologia, Psicologia da Educação. Os interesses de investigação: Psicologia da Educação, com enfoque em avaliação e intervenção com crianças e adolescentes, nos seus diferentes domínios de desenvolvimento, e seus contextos.

Publicado

2017-12-06

Como Citar

Figueira, A. P. C. (2017). Avaliação/Intervenção Dinâmica: o seu valor interno bruto (VIB). Educação & Realidade, 43(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/61470

Edição

Seção

Artigos