Formulação e Gestão de uma Política: impasses democráticos no SEAP-RS
Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Gestão Democrática, Formulação de PolíticaResumo
O artigo apresenta uma análise do processo de formulação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP-RS) na gestão 2011-2014 da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Sul. Considera os movimentos institucionais, conceitos e pressupostos desta política de avaliação institucional. Revela dilemas e desafios da/na gestão, a partir de narrativas e documentos que ilustram a formação da agenda e as normas regulamentares. Dois impasses são salientados: o discurso sobre a gestão democrática em face do centralismo na formulação da política; e a exigência dos dirigentes políticos para respostas imediatas em face dos novos modos participativos de avaliação.Downloads
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Publicado
2018-12-06
Como Citar
Salerno, G., & Luce, M. B. (2018). Formulação e Gestão de uma Política: impasses democráticos no SEAP-RS. Educação &Amp; Realidade, 43(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/84863
Edição
Seção
Gestão Educacional e Políticas de Avaliação