Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica
Palavras-chave:
Psicanálise, Intervenção Clínico-Política, Adolescência, Escola, Conflito.Resumo
O que fazem psicanalistas nas escolas? Esse artigo, debate uma intervenção psicanalítica clínicopolítica na escola, que interpela adolescentes e equipe de ensino a constituir e partilhar seus saberes. Distinguimos três tempos na intervenção em que pudemos constatar o sofrimento dos adolescentes quando as funções da escola estão atravessadas pelo recorte da raça e da classe, atravessamento que se concretiza na correlação entre desenvolvimento, pobreza, raça e perigo social. Quando os saberes puderam circular em diálogo pode-se localizar os conflitos e o mal-estar da escola diante da adolescência e das complexidades da situação histórico-social brasileira, de modo a tornar a construção dos conflitos como motor de trabalho e não como fracasso das equipes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-06-23
Como Citar
Primo, J. S., Rosa, M. D., & Carmo-Huerta, V. (2021). Adolescentes, Professores e Psicanalistas: uma intervenção clínicopolítica. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/109175
Edição
Seção
Adolescência na cidade: questões para os campos da psicanálise, educação e política